TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Química Organica

Trabalho Universitário: Artigo Química Organica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Extração com solvente quimicamente ativo

Pedro Castro Neto (DEG/UFLA, pedro@ufla.br), Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA, fraga@ufla.br), Rafael Silva bMenezes (RBTB/MCT, rafael@mct.gov.br), José Joaquim da Silva Xavier (GMG, tiradentes@mg.gov.br), Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon (BRA, tiradentes@mg.gov.br)

Nome da equipe:

Orientador: Xisto Albuquerque Neto (DEG/UFLA, xisto@ufa.br)

Palavras Chave: Nullam, eget, erat, sit, amet, nisl, porttitor, facilisis.

Resumo

Nessa pratica foi estudado o processo de extração com solvente quimicamente ativo, processo esse que consiste basicamente na separação e isolamento de substâncias orgânicas de uma mistura, através da adição de um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível. O principal objetivo desse experimento é demonstrar que é possível separar o ácido benzoico do naftaleno misturados e dissolvidos em uma solução de hexano/acetato de etila, através de um solvente quimicamente ativo, que no caso dessa pratica é o hidróxido de sódio.

Introdução

Nesta pratica será presenciada a técnica de extração por solventes quimicamente ativos. Processo esse que consiste na alteração química de uma mistura através de uma reação ácido-base com o intuito de separar e isolar substâncias orgânicas que são ambas solúveis no mesmo solvente.

Esse processo se baseia na teoria de que a adição de uma base a uma mistura de ácido orgânico e um composto neutro irá resultar na desprotonação do ácido formando seu sal correspondente e água, enquanto o composto neutro permanece descarregado. Desse modo o produto (sal iônico) formado será solúvel em água, enquanto que o outro composto orgânico será insolúvel e por isso duas fases distintas são formadas. Nas extrações com água, a fase da água é chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgânico é chamada "fase orgânica".

Como ambas as fases no processo de extração são líquidas, o mesmo passa a ser chamado de "extração líquido-líquido". Neste caso a separação irá depender da diferença de solubilidade do composto nos solventes, ou seja, o composto geralmente é insolúvel ou parcialmente solúvel ou muito solúvel no outro solvente.

Para facilitar o entendimento desse processo é necessário levar em consideração o seguinte exemplo: Uma mistura de dois compostos, A e B. Considera-se que A e B são solúveis em hexano/acetato de etila e insolúveis em água. Logo essas duas substanciam não poderiam ser separadas uma da outra por uma extração comum. Entretanto se as características de B puderem ser mudadas de modo que B seja solúvel em água, mas insolúvel em acetato de etila, então nós poderíamos separar B (fase aquosa) e A (fase orgânica – hexano/acetato de etila). Por exemplo, se B é um ácido e A é neutro, nós podemos tratar a mistura com uma base para mudarmos as solubilidades relativas de A e B.

Experimental

Inicialmente foi pego uma alíquota de uma solução de 50mL contendo naftaleno e ácido benzoico dissolvidos em 50mL de hexano/acetato de etila, e a passamos para um erlenmeyer de 125mL. Após isso demos inicio ao processo de extração com NaOH 10%, etapa essa que foi repetida três vezes, com porções de 16mL. Em seguida combinamos as frações aquosas e as neutralizamos com HCl concentrado.

Ao final dessa etapa iniciamos o processo de recuperação do precipitado formado na etapa anterior por meio de uma filtração a vácuo. Removemos a solução orgânica do funil de separação e a lavamos com H2O e a secamos com Na2SO4, a solução em seguida foi filtrada para um erlenmeyer e evaporamos o solvente orgânico em banho-maria e anotamos o composto orgânico formado.

Em seguida secamos os produtos sólidos entre papéis de filtro e depois em um dessecador a vácuo (processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com