As Cinco Força De Poter
Pesquisas Acadêmicas: As Cinco Força De Poter. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonathanmaumau • 18/9/2014 • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 499 Visualizações
As cinco forças de Poter
A essência da formulação de uma estratégia competitiva e relacionar uma companhia ao seu ambiente. As forças externas em geral, afetam todas as empresas na industria depende de cinco forças competitivas básicas, e vai além do comportamento dos atuais concorrentes.
O conjunto dessas forças determina o potencial de lucro final na industria, que é medido em termos de retorno a longo prazo sobre o capital investido.
Nem todas as industrias têm o mesmo potencial, diferem em seu potencial de intensas, em industrias como a de pneus, papel e aço em que nenhuma empresa obtém retornos espetaculares, a relativamente moderadas, em industrias como a de serviços e equipamentos de perfuração de Petróleo, Cosméticos e artigos de Toalete em que altos retornos são bastante comuns.
Entrantes Potências ( ameaça de novos entrantes);
Fornecedores(Poder de negociação dos fornecedores);
Concorrentes na industria (centro) rivalidade entre empresas existentes;
Compradores(Poder de negociação dos compradores);
Substitutos(Ameaça de produtos ou serviços substitutos).
Obs: Forças que dirigem a concorrência na industria.
A ocorrência em uma industria age no sentido de diminuir a taxa de retorno sobre o capital investido na direção da taxa competitiva básica de retorno, ou o retorno que poderia ser obtido pela industria definida pelos economistas como em concorrência perfeita".
Essa taxa básica competitiva, ou retorno de mercado livre, é aproximadamente igual ao rendimento sobre títulos do governo a longo prazo ajustados para mais pelo risco de perda de capital.
Os investidores não vão tolerar retornos abaixo dessa taxa a longo prazo em virtude de sua alternativa, de investimentos em outras industrias e as empresas com rentabilidade habitualmente inferior a esse retorno acabarão saindo do negócio. O conjunto das forças, competitivas em uma industria determina ate que ponto esse influxo de investimento ocorre e direciona o retorno para o nível da taxa de mercado livre e, assim, a capacidade das empresas de manterem retornos acima da média.
As cincos forças competitivas refletem o fato de que a concorrência em uma industria não esta limitada aos participantes estabelecidos.
Clientes, fornecedores, substitutos e os entrantes potenciais são todos"concorrentes" para as empresas na industria podendo ter maior ou menor importância, dependendo das circunstancias particulares. Concorrência, nesse sentido mais amplo, poderia ser definida como rivalidade ampliada.
Diferenciação do produto: Significa que as empresas estabelecida tem sua marca identificada e desenvolve um sentimento de lealdade em seus clientes publicidade e serviço ao consumidor, diferenças do produto, etc.
Necessidade de capital- a necessidade de investir vastos recursos financeiros de modo a competir cria uma barreira de entrada, particularmente se o capital e requerido para atividades arriscadas e irrecuperáveis como a publicidade inicial ou pesquisa e desenvolvimento(P e D)
Custo de Mudança - uma barreira de entrada é criada pela presença de custos de mudanças, ou seja, custos com que se defronta o comprador quando muda de um fornecedor de produto para outro.
Acesso aos canais de Distribuição - uma barreira de entrada, pode ser criada pela necessidade de a nova entrante assegurar a distribuição para seu produto.
Desvantagens de Custo Independentes de Escala - as empresas estabelecidas podem ter vantagens de custos impossíveis de serem igualados pelas entrantes potenciais, qualquer que seja o seu tamanho e as economias de escala obtidas.
• Tecnologia patenteada do produtos
• Acesso favorável as matérias-primas
Para o desenvolvimento da estratégia de um ramo de negócios é fundamental o atendimento das forças competitivas.(maximiano). Mas na opinião Serra e Torre afirmam que a analise do ambiente externo pode ser realizado por meio do modelo, de cinco forças da competitividade,, desenvolvido por Michael Porter na década de 70.
O modelo analisa o grau de atratividade de um setor da economia. Umas das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos.
Carter(2007), " atratividade de um segmento ou mercado, medida, pelo retorno de longo prazo sobre o investimento de uma empresa média, depende, em grande parte, dos cinco fatores que influenciam a lucratividade".
Rivalidade entre concorrentes: (Serra, Torres) " Afirmam que pode ser considerada a mais significativa das cincos forças." Deve-se, considerar a ea agressividade dos concorrentes diretos, refere-se, a empresas que vendem o mesmo produto, nem mesmo mercado o que a organização em questão.
Barreiras
...