As Classes Sociais
Por: taybitencourt • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
Questionário
QUESTÃO 1
Apesar dos reconhecidos avanços no que se refere à Mobilidade Social, ainda existe empecilho para a ascensão de algumas categorias sociais. Isso acontece pelo ainda presente preconceito a negros, homossexuais, mulheres e até mesmo aos jovens sem experiências profissionais. Poderíamos afirmar que a falta de qualificação profissional também funciona como obstáculos para a mobilidade social, já que indivíduos pouco qualificados não conseguem empregos e assim dificulta a possibilidade de avançar para uma classe social mais elevada. No entanto não é possível afirmar que a mobilidade social é sinônimo de igualdade social, já que ainda existe disparidade na realidade econômica e falta de oportunidade de estudo e emprego para muitos, fatores que são de extrema necessidade para melhorar de vida.
QUESTÃO 2
O fato é que as classes sociais são grupos amplos, e que não tem definição única e precisa. A exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam numa desigualdade econômica, dividindo-se então em classes. Os principais conceitos de classe na tradição do pensamento social são: classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de Max Weber.
Marx baseia-se na divisão social do trabalho, ou seja, a classe dominante e a classe dominada, exemplo proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagônicas. Diferente da visão de Marx, Weber insistia que nenhuma característica única definia a posição de uma pessoa no sistema de estratificação. Por isso ele identificou três componentes que definiam a estratificação: classe, status e poder. Acreditava que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos que apresentam características similares.
QUESTÃO 3
A estrutura social baseia-se em grupos que desempenham seus papéis sociais no qual compõe uma organização da sociedade. Ou seja, define determinada sociedade se constitui da relação de vários fatores: econômicos, políticos, sociais, religiosos, culturais.
Estratificação Social é maneira como os vários indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre à mobilidade de um nível para o outro. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, existe a econômica que baseia-se na posse de bens materiais, a política que é baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder) e a profissional que mostra nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
As Classes Sociais são cada um dos grandes grupos diferenciados que compõe a sociedade. Os critérios para definir-se um grupo social como classe são motivos de divergência. Entre suas várias interpretações encontra-se as de Karl Marx e Max Weber. Podemos levar em consideração os interesses e valores compartilhados e fatores sociais e econômicos tais como riqueza, apropriação dos meios de produção, posição diante
...