As gônadas
Exames: As gônadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: b3ss4 • 21/3/2015 • 395 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
As gônadas são glândulas sexuais masculinas ( testículo) e femininas ( ovário).
A função nas gônadas é a produção de hormônios sexuais que no homem é os testículos que produzem a testosterona, e o feminino onde o ovário produz 2 hormônios que são o estrógeno e progesterona.
A hipófise que em sua parte anterior que secretam os hormônios FSH ( HORMONIO FOLICI-ESTIMULANTE) e o LH (HORMONIO LUTEINIZANTE) que estimula as gônadas.
O FSH na mulher atua estimulando a liberação do ovário de óvulos, ou seja função reprodutiva nas gônadas tanto feminina e masculina.
O LH tem função hormonal ou seja, toda liberação de hormônio é através do LH, a hipófise secreta o LH que chegam nas gônadas femininas (ovário) que produz os estimula os hormônios estrógeno e progesterona.
FSH e o LH atuam no amadurecimento dos óvulos, ou seja no ciclo ovulatório ( ciclo de maturação dos óvulos), cada ovário contém cerca de 100.000 a 150.000 óvulos.
O estrógeno e a progesterona vão atuar no endométrio ou na camada endometrial, onde podem causar o espessura ou afinamento do endométrio que ocorre durante o ciclo menstrual.
Em mulheres após a menopausa, a queda do estrógeno podem desequilibrar o hormônio PTH, onde o mesmo aumenta descontroladamente a perda de cálcio do organismo, que é eliminado na urina.
Se o normal é ter um ciclo de 28 dias, onde serão divididos em 2 fases, onde que nos primeiros há a do FSH que vai estimular o folículo do ovulo em um ovócito secundário, quando chega por volta do 13º dia esse ovócito fica maior contendo mais liquido, e com isso o hormônio estrógeno que foi estimulado pelo FSH que vai aumentando o endométrio que será liberado um pouco de liquido sanguíneo.
Já no 14º dia o LH fragiliza a membrana que envolve o ovulo ate que ela se rompa e o ovulo vai sentido as tubas uterinas para se fecundado.
Os outros 14º dias adiantes vai ser formado no ovário o corpo lúteo que é responsável pela produção da progesterona que vai ser responsável pelo aumento da espessura do endométrio no últimos dias.
Se ocorrer a fecundação do ovulo ele vai se fixar na parede do endométrio (nidação) e a taxa de progesterona e estrógeno vai se manter altas, mas se não ocorrer a fecundação o corpo lúteo regride e morre, o que leva a queda brusca de hormônios ocasionando o processo de menstruação.
...