Atividade supervisionada no serviço social
Por: liamendes • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
1 DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1 .1 Identificação do Campo: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
- Nome da organização:
- Endereço completo:
- Telefone:
- E-mail:
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora:
- Nº do CRESS:
- E-mail:
1.3 Descrição geral do campo:
- Histórico da instituição: O CRAS Monte Alegre foi inaugurado no dia 27 de outubro de 2010, descentralizando assim a política municipal de Assistência Social para melhor atender a população em situação de extrema pobreza.
- Finalidades: O CRAS tem por finalidade prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania, conforme o caderno de orientações técnicas do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2009).
- Objetivos: Prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidades e risco sociais no território.
- Demandas Atendidas pelo CRAS:
[pic 1]
- Principais características da população atendidas pela instituição: Pessoas, famílias e indivíduos em situação de enfrentamento às situações de risco e vulnerabilidade social.
Estrutura e funcionamento da organização:
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17]
- Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição: O CRAS recebe repasse via governo federal, estadual e municipal. Todos os profissionais são de cargo efetivo conforme NOB/RH/SUAS – Norma Operacional Básica – Recursos Humanos – Sistema Único de Assistência Social.
- Parcerias e relações interinstitucionais: O CRAS trabalha em conjunto com outros órgãos do município, formando assim uma rede onde trocam suas informações para um melhor acompanhamento desses usuários.
1.4 Serviço Social na Instituição
- Origem do Serviço Social na Instituição: O Serviço Social no CRAS foi inserido juntamente com sua inauguração em 2010, com a descentralização a partir do Sistema Único de assistência Social.
- Estrutura e funcionamento: O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Monte Alegre conta com três assistentes Sociais, sendo uma (1) coordenadora, uma (1) psicóloga, dois (2) assistentes administrativos, um (1) entrevistador, um (1) motorista, um (1) serviços gerais. Conta com um amplo espaço que comporta salas de atendimento, salas de reuniões, sala de espera, sala de triagem e em anexo com o atendimento do cadastro único.
...