Atps De Auditoria
Dissertações: Atps De Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sand25 • 30/9/2013 • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 473 Visualizações
Passo – 1
PRINCIPAIS CONCEITO DA AUDITORIA INTERNA
• Sua Finalidade
Tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.
• Seu Objetivo
Avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.
O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da empresa na qual possa ser de utilidade à Administração.
Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades abaixo:
Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;
Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;
Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da empresa e da sua proteção contra todo tipo de perda;
Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da empresa;
Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;
Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização.
• Autoridade e Responsabilidade
A Auditoria Interna é mais uma função assessorial que de linha.
Por isso, o Auditor Interno não exerce autoridade direta sobre os outros membros da organização, cujo trabalho revisa.
O Auditor Interno deve ter liberdade para revisar e avaliar as normas, os planos, procedimentos e registros; mas seu trabalho de modo algum isenta os demais membros da Organização das responsabilidades que lhes foram designadas.
• Independência
Independência é condição essencial para se obter resultados positivos nos trabalhos desenvolvidos pela Auditoria Interna.
Esta independência tem 02 (dois) aspectos principais:
A categoria de Auditor Interno dentro da Organização e o apoio que lhe delega a administração são fatores determinantes do valor e da amplitude dos serviços que a mesma obterá da função de Auditoria Interna.Por conseguinte, o Gerente da área de Auditoria Interna deverá atuar sob as ordens de um administrador de grau suficiente dentro da empresa que lhe assegure um amplo campo de ação e atenção adequada aos resultados de suas investigações e recomendações, e a efetivação das medidas sugeridas pelo Auditor.
Já que a mais completa objetividade é essencial à função de Auditoria, os Auditores Internos não devem planejar nem implantar procedimentos, escriturar registros, ou ter participação em atividades que, normalmente, devem revisar e avaliar.
PRINCIPAIS CONCEITOS DA AUDITORIA EXTERNA
• Seu Objetivo
Comprovar a exatidão dos registros contábeis;
Propor soluções para o aperfeiçoamento do controle interno e do
sistema contábil da entidade;
Verificar a correta apresentação e divulgação das demonstrações
contábeis;
Emitir parecer (opinião) sobre as demonstrações contábeis
auditadas.
A auditoria compreende o exame de documentos, de livros e registros contábeis, execução de inspeções e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio.
Compreende, também, outros exames que os auditores julgarem necessários, em cada circunstância, para obter elementos de convicção, com o objetivo de comprovar se os registros contábeis foram executados de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Assim, é possível aferir se as demonstrações contábeis e resultados patrimoniais decorrentes refletem, adequadamente, a situação econômico financeira da entidade, além da fidedignidade de outras situações contábeis de interesse.
Como muitas companhias têm necessidade de um relatório e de um parecer de auditoria emitido por entidade independente, devido a interesses externos, tais como de acionistas, de credores ou para atender à legislação, nada mais correto do que a obtenção de um relatório e parecer externo, de pessoal independente, e não influenciável pela administração da companhia.
Dentro das limitações de seu objetivo, o auditor externo (independente), deve estar atento à possibilidade de irregularidades, bem como deve procurar dar sugestões de melhoria dos controles internos e de planejamento fiscal adequado com possíveis economias de impostos.
Atualmente, a auditoria é meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranquilidade para a administração e para os investidores, bem como para órgãos do governo (municipal, estadual e federal), que têm nela o colaborador eficiente para promover o atendimento de toda legislação a que estiverem sujeitos, principalmente a fiscal.
Passo - 2
AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE AUDITORIA
• Exames Físicos - consiste na verificação "in loco", permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características:
Existência física: comprovação visual da existência do item;
Autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;
Quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e
Qualidade:
...