Atps De Processos Administrativos
Dissertações: Atps De Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleybf • 30/7/2014 • 6.012 Palavras (25 Páginas) • 255 Visualizações
INDICE
DESINVOLVIMENTO 1
Etapa1 PLANEJAMENTO, UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR DENTRO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. 2
TIPOS DE PLANEJAMENTO 3
QUADRO COMPARATIVO 5
RESGATANDO CONCEITOS DE PLANEJAMENTOS – EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA 8
DIREÇÃO E CONTROLE COMO FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 11
DEFINIÇÃO DO GRUPO NO PRJETO DE EXTENÇÃO 14
CONTROLE 15
ANÁLISE CRÍTICAS DOS TEXTOS SUGERIDO 17
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS NA GESTÃO DE PROCESSOS 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
DESINVOLVIMENTO
Esta Atps tem como objetivo de aprendizagem a analisar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abor um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.
Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.
A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial. Na antiguidade, onde o homem era nômade, não existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivência, o homem não plantava, e nem criava animais, somente existia devido às caças e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares.
Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessário plantar para poder sustentar toda a tribo, e também em quanto tempo levaria para começar a colher, com isso precisou planejar o estoque necessário, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos.
Com o passar dos tempos, descobriu que também era possível criar animais, e assim começou um segundo estagio de planejamento, onde tinha que
planejar a quantidade de alimentos que teria de plantar para sustentar a tribo e os animais, planejou também o espaço necessário para poder cuidar do rebanho, a forma mais coerente de administrar essa criação, e também como proteger o rebanho de possíveis invasores e predadores naturais, enfim, uma série de processos.
Mais um pouco além, começou a era dos negócios, onde era efetuada troca de sementes e alimentos por animais, e vice versa, não existia dinheiro, e sim produtos. Para se obter algum produto, era preciso ter outro em mãos, e começou então a era do planejamento de compras.
Etapa 1 – 1: PLANEJAMENTO, UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR DENTRO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO.
O processo de planejamento é mais importante que seu produto final se identificando com prováveis mudanças, estabelecendo assim uma harmonia entre a organização e seu meio ambiente. Cabe salientar que deve ser feita a diferenciação entre planejar e improvisar dentro das organizações. Planejar é a elaboração de um esquema para agir e alcançar o objetivo proposto. Improvisar é agir ao acaso. Com isto, podemos identificar dois tipos de organizações. A primeira, com alta capacidade de planejar, praticamente não terá necessidade de improvisar. A Segunda, com baixa capacidade de planejar, certamente terá grande necessidade de improvisar; as empresas não podem trabalhar na base da improvisação.Características do planejamento:
• O planejamento é um processo permanente e contínuo o Para alguns autores, o planejamento é muito mais uma questão de mentalidade voltada para o futuro do que um elenco de planos e programas de ação.
• O planejamento é sempre voltado para o futuro o O planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para tanto; o Como o passado se foi e o presente está andando, é com o futuro que o planejamento se preocupa.
• O planejamento visa à racionalidade da tomada de decisão o Ao estabelecer esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de orientar o processo decisório, dando-lhe maior racionalidade e subtraindo a incerteza inerente a qualquer tomada de decisão; o Se por um lado, o planejamento limita as alternativas e retira razoável parcela para decidir, por outro, imprime maior dose de segurança e de consistência nas escolhas feitas.
• O planejamento visa selecionar entre várias alternativas um curso de ação o O curso de ação selecionado pode ter duração variável, mas sempre sua escolha deve ser baseada tanto em função das conseqüências futuras como em função das possibilidades de sua execução e realização.
• O planejamento é sistêmico . O planejamento deve considerar tanto o sistema como os subsistemas que o compõe; o Deve considerar a totalidade da empresa, do órgão ou da unidade para o qual foi feito, sem omitir os relacionamentos internos e externos.
• Planejamento é interativo e ele envolve passos ou fases que se sucedem. É um processo que faz parte de um processo maior que é o processo administrativo. O planejamento deve ser interativo e flexível, pois pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função dos eventos novos e inesperados que ocorrem tanto no ambiente interno como no ambiente externo da empresa ou da unidade.
• O planejamento é uma técnica de alocação de recursos o Visa definir de forma antecipada e estudada a alocação de todos os recursos disponíveis da empresa ou da unidade.
• O planejamento é uma técnica cíclica, pois na medida que o planejamento é executado torna-se realidade e possibilita a avaliação e mensuração para novos planejamentos com informações e perspectivas mais seguras e corretas. O planejamento reduz a incerteza e aumenta a informação.
• O planejamento é uma função administrativa que interage com as demais, o planejamento está intimamente e inteiramente relacionados com as demais funções administrativas, como organização, direção e controle, influenciando e sendo influenciado por todas elas, a todo momento e em todos os níveis da organização.
• O planejamento é uma técnica
...