Bate Estacas
Dissertações: Bate Estacas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: everaldo16 • 11/8/2013 • 293 Palavras (2 Páginas) • 839 Visualizações
Com o objetivo de mostrar aos alunos de engenharia civil nossa experiencia, desenvolvemos uma miniatura de um bate estacacas de gravidade, feito com os seguintes materiais; metalon, tabua pinus, pregos 16x18, tubo pvc 40mm, arrebites, tinta spray prata metálico, corda 4mm, fio de cobre 6mm, e cerca de 680g de aço fundido. O aparelho foi reduzido em 11 vezes o tamanho real, o martelo é insado até o topo e depois é liberado, decendo em queda livre, o progeto tem como vista principal, cravar na madeira um arrebite de aproximadamente 10cm. O mesmo já havia sido apresentado em sala de aula, com sucesso atraves da diciplina fisica.
O bate-estacas é um equipamento utilizado para execução de fundações profundas em grandes construções, método no qual se finca estacas no solo, que podem ser pré-moldadas em concreto, madeira, metálicas e outros materiais.
Estes equipamentos constituem-se basicamente de uma torre que eleva o bate-estacas (que pode ser um peso que cai na estaca por gravidade ou um martelo hidráulico).
No primeiro caso, há um cabo que eleva a cabeça, acionado por um guincho e no segundo uma bomba hidráulica que injecta o óleo no circuito fazendo a cabeça subir e baixar.
Existe hoje uma lei que proibe o uso do bate estacas de gravidade em pequenas obras, podendo ser usado apenas o hidraulico que por sua vez não provoca grandes estragos como os de queda livre.
Este tipo de equipamento é muitas vezes montado em barcaças para realizar as suas funções no mar ou em rios.
A utilização de estacas na construção data da antiguidade, e são bem conhecidos e documentados, os exemplos de bates-estacas romanos, como o de Arles.
As leis de NEWTON que estão relacionadas com este trabalho são;
Princípio da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Princípio da Ação e Reação.
...