Biologia E Morfologia Dos Fungos
Trabalho Escolar: Biologia E Morfologia Dos Fungos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SandraMara3 • 21/5/2014 • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 822 Visualizações
Biologia e Morfologia dos fungos
Os fungos são microrganismos ubíquos, eucariotos, aclorofilados, aeróbios, heterotróficos,unicelulares e multicelulares.Mais de 250 mil espécies de fungos já são conhecidas. Apesar das dimensões macroscópicas de alguns fungos, a exemplo dos cogumelos, são considerados microrganismos, pois formam um falso tecido gigante, mas a unidade celular é microscópica. Quanto à morfologia os Fungos são: leveduriforme, unicelular, com células esféricas, blastósporos, pseudo-hifas e clamidósporos Fungo filamentoso: multicelular, constituído por estrutura vegetativa (hifas). O conjunto de hifas forma o micélio. O micélio cresce de forma radial e horizontal, absorvendo nutrientes a partir do contato e ação enzimática sobre o substrato. Por serem decompositores, a maioria está envolvida no processo de reciclagem de nutrientes, úteis para os demais organismos, a partir de detritos orgânicos. É um dos microrganismos mais importantes no processo de compostagem. Na alimentação são fontes de proteína, vitaminas, aminoácidos (cogumelos comestíveis:champignon, shiitake, shimeji, Morchella, Lactarius etc.). Utilizados na indústria como fermentos na produção de pão, vinho, álcool (Saccharomyces), shoio (Aspergillus), queijos (Penicillium).Poucos fungos são capazes de causar doenças, conhecidas como micoses. Os fungos são menos frequentes na microbiota humana e animal. Portanto, as doenças de natureza fúngica são menos comuns, o que não ocorre com as plantas. Algumas espécies de fungos são de grande utilização no controle biológico, conhecidos como fungos entomopatogênicos. Os fungos do reino protista são muito fáceis de serem encontrados no ambiente, especialmente em bosques, com elevado teor de umidade, após as chuvas. O reino Chromysta são organismos aquáticos, marinhos ou de água doce e terrestre. São saprófitos, parasitos facultativos de peixes e crustáceos ou biotróficos de plantas. Outro grupo de fungos que deixou de pertencer ao Reino Fungi. No entanto, é um grupo de fungos que apresenta um grande interesse econômico, em função das doenças ocasionadas em plantas, tais como o míldio, a ferrugem branca, a podridão radicular etc.
Texto original :
Biologia de Microrganismos
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE FUNGOS
1. ASPECTOS GERAIS
Os fungos são microrganismos ubíquos, eucariotos, aclorofilados, aeróbios, heterotróficos, unicelulares e multicelulares. Mais de 250 mil espécies de fungos já são conhecidas. Apesar das dimensões macroscópicas de alguns fungos, a exemplo dos cogumelos, são considerados microrganismos, pois formam um falso tecido gigante, mas a unidade celular é microscópica.
A célula eucariótica apresenta parede celular constituída por quitina (quitosana) (Zygomycota) quitina-glucana (Ascomycota e Basidiomycota filamentosos e Mitospóricos), glucana-manana (Ascomycota e Mitospóricos leveduriformes), quitina-manana (leveduras Basidiomicetos). Chytridiomycota: celulose. A membrana celular é rica em ergosterol e tem o glicogênio como substância de reserva.
Quanto ao modo de vida, a maioria é sapróbio sobre material em decomposição, outros são parasitos de plantas e animais (aproximadamente 150 sp. são patogênicas para humanos e animais). A simbiose também é verificada como coevolução entre fungos e plantas (micorrizas) e algas (líquenes).
Com o metabolismo aeróbio crescem com facilidade sobre meios à base de batata ou carboidratos. As leveduras são aeróbias facultativas e promovem a fermentação, sendo de larga aplicação na indústria alimentícia.
Os fungos são imóveis, exceto algumas estruturas reprodutivas (esporos do filo Chytridiomycota) flageladas. Os esporos são estruturas reprodutivas geradas por meiose (sexual) e mitose (assexual).
2. IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS
Por serem decompositores, a maioria está envolvida no processo de reciclagem de nutrientes, úteis para os demais organismos, a partir de detritos orgânicos. É um dos microrganismos mais importantes no processo de compostagem. Na alimentação são fontes de proteína, vitaminas, aminoácidos (cogumelos comestíveis: champignon, shiitake, shimeji, Morchella, Lactarius etc.). Utilizados na indústria como fermentos na produção de pão, vinho, álcool (Saccharomyces), shoio (Aspergillus), queijos (Penicillium).
O gênero Giberella produz o hormônio de crescimento
...