Bioquímica
Dissertações: Bioquímica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernando188 • 17/3/2015 • 307 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
1 Introdução à Bioquímica • 7 soluto em relação ao seu meio. Se as células estão em solução isotônica (a concentração de soluto e água é a mesma nos dois lados da membrana plasmática seletivamente permeável) e a célula nem ganha nem perde água. Por exemplo, os eritrócitos são isotônicos em solução de NaCl a 0,9%. Quando as células são colocadas em uma solução com concentração baixa de soluto (solução hipotônica) a água se move para o interior das células. Os eritrócitos, por exemplo, se distendem e se rompem em processo chamado hemólise quando eles são imersos em água pura. Nas soluções hipertônicas, aquelas com maior concentrações de soluto, as células murcham à medida que a água flui para a solução. Por exemplo, em solução hipertônica de NaCl a 3%, os eritrócitos murcham e tornem-se crenados.
Um aumento da osmolaridade no plasma, desencadeia rapidamente a sede, exigindo a ingestão de água para diluir o Na+ e reajustar a osmolaridade para baixo.
F. Ionização da água
Pequena proporção de moléculas de água se dissociam para formar íons hidrogênio (H+) e hidroxila (OH−):
Para cada mol de H+ , um mol de OH− é produzido. Devido a elevada reatividade do íon hidrogênio (ou próton) e o momento dipolar da molécula de água, o H+ não existe como tal em solução aquosa, mas reage com uma segunda molécula de H2O para formar o íon hidrônio (H3O+). O grau de ionização é descrito quantitativamente pela constante de dissociação (K):
O valor da K para a água é 1,8 x 10−16 a 25°C. A concentração da água não dissociada pode ser considerada como uma constante (1000 g/18 g/mol = 5,5 M; ou seja, o número de gramas de água em 1000 mL dividido pela molécula-grama da água). Portanto, a quantidade ionizada de água é insignificante em relação a não ionizada. Substituindo os valores na equação anterior, tem-se:
...