Botânica
Seminário: Botânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullyzoo • 8/2/2014 • Seminário • 1.564 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
Aula 4. Botânica
A botânica é o ramo da biologia que se ocupa do estudo dos vegetais. Alguns ramos desta ciência que estuda a “biologia das plantas” são: fisiologia, morfologia, taxionomia e ecologia vegetal, química farmacêutica, fitogenética, paleobotânica, fitopatologia e várias outras.
De modo geral, são considerados como sendo do reino vegetal (ou plantae), todos os seres clorofilados, fotossintetizantes, dotados de embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte de seu desenvolvimento, além de outras características.
Então, Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Abrange várias disciplinas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.
O que são Plantas? Plantas, também chamadas de Embriófitas, são seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do ciclo de vida.
Distintas dos demais seres vivos por seu ciclo de vida mais que pela fotossíntese r4basicamente para a vida na terra.
Aula 5. Classificação
As plantas são classificadas em dois grupos: avasculares e vasculares, sendo o último subdividido em plantas sem e com sementes. As plantas com sementes podem ainda formar ou não flores. Todas as células das plantas possuem plastídeos que quando expostos à luz podem converter-se em cloroplastos.
Esquematização da classificação das plantas:
Classificação Científica
A expressão classificação científica ou classificação biológica designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
Classificação Hierárquica:
• Reino
• Divisão
• Classe
• Ordem
• Família
• Gênero
Definições
Reino: Plantae
O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetal é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra (com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade: ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc).
São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar: os cloroplastos.
Divisão
Divisão é um taxon usado na classificação científica dos seres vivos. Na hierarquia taxonómica corresponde a um filo, ou seja, o primeiro táxon principal imediatamente abaixo de Reino. A utilização do termo Divisão teve a origem no campo botânico. Na classificação de plantas (reino Metaphyta), os filos ou divisões subdividem-se, normalmente, em Classes, pelo que o termo divisão pode ser substituído pelo termo filo. Apesar disso os botânicos preferem utilizar a designação divisão.
Classe
Classe é uma categoria utilizada na classificação científica dos seres vivos, o sistema taxonómico mais utilizado na moderna biologia. Naquela classificação, a Classe é a categoria taxonómica constituída por um conjunto de Ordens; as Classes por sua vez agrupam-se em Filos (que na botânica são frequentemente designados por Divisões). Quando necessário, uma classe pode ser dividida em subclasses, agrupando organismos que apresentem um grau de diferenciação que mereça ser destacado.
Por convenção, na botânica os nomes das Classes terminam em idae e entre os fungos em mycetes.
Ordem
Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfo-funcional. (Botânica Categoria taxonômica constituida por um conjunto de famílias, pela botânica é hierarquicamente inferior à Classe. É estabelecida por características filogenéticas mais do que as da Divisão e Classe).
Família
Família agrupa um conjunto de géneros, ou de sub-famílias, e está incluída em ordens. Para a botânica é a categoria de maior importância. Quando está interessado em classificar um material botânico procura-se conhecer a sua família. O nome da família é constituído pelo radical do nome do gênero de maior representatividade (em números ou popularidade) de espécies da família a que pertence, acrescido da terminação "-aceae".
Exemplo: gênero representativo Brassica mais o sufixo "-aceae", logo a família será Brassicaceae.
Gênero
Gênero (do latim genus, plural genera) é um taxon utilizado na classificação científica de organismos vivos para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito alargado de características morfológicas e funcionais, um genoma com elevadíssimo grau de comunalidade e uma proximidade filogenética muito grande, reflectida pela existência de ancestrais comuns muito próximos.
Código Internacional de Nomenclatura Botânica - ICBN
Código Internacional de Nomenclatura Botânica, em geral conhecido pela sua sigla inglesa ICBN, é um conjunto de normas e recomendações que governam a atribuição formal da nomenclatura binomial às espécies no âmbito da botânica e da micologia.
O Código tem como objetivo assegurar que cada grupo taxonómico ("taxon", plural "taxa") de plantas, algas, cianobactérias e fungos tem um único nome, reconhecível e aceite em todo o mundo.
Um nome científico é como um rótulo, servindo apenas para identificar uma espécie e não para a descrever, podendo, por si só, nem ser descritivo.
4.2. Reino Plantae
Todos os seres incluídos no Reino Plantae são:
• EUCARIONTES
• PLURICELULARES
• AUTÓTROFOS
A
...