CONTABILIDADE DE CUSTOS
Exames: CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reginho08 • 16/5/2014 • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 341 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de Orçamento.......................................................................................4
2.2 Orçamento Geral..................................................................................................4
2.3 Orçamento Flexível..............................................................................................5
2.4 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão................................................6
2.5 As questões tributárias para o Orçamento........................................................6
2.6 Isenção e imunidade tributária............................................................................7
2.7 Balanço Patrimonial ............................................................................................7
2.8 Demonstração do Resultado do Exercício .......................................................8
2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa...................................................................8
2.10 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos...............................................................................................................8
3 CONCLUSÃO7.......................................................................................................10
4. REFERÊNCIAS .....................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Com as crises econômicas e a grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta de uma boa gerência, mas sim como uma necessidade de sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados aos projetos que se almeja por em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza, moeda. Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, de maneira bem estruturada e precisa. Ao realizar este processo a empresa alcança o seu crescimento financeiro e estrutural planejado e auxilia a ter mais sustentabilidade em seus empreendimentos. No mundo dos negócios as empresas tem que estar bem estruturadas, pois as inovações são de suma importância para as oportunidades de negócios. A empresa que pretende atuar e permanecer ampliando seu mercado financeiro, deve estar preparada para novos desafios. Deve- se destacar também os elementos da politica de investimentos e financiamento da empresa. O planejamento financeiro torna- se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de Orçamento
O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.
Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.
O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto. Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.
Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.
2.2: Orçamento geral
Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
2.3: Orçamento flexível
O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.
Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa
...