CONTEXTO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janilsoncastro • 9/10/2013 • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 177 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ROSIELE VECCHIA PINHO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Analisando o Contexto Empresarial
ALTA FLORESTA-MT
2011
ROSIELE VECCHIA PINHO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Analisando o Contexto Empresarial
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Alta Floresta-MT
2011
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2-DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05
1. TÍTULO 01 - A MATEMÁTICA A SERVIÇO DA EMPRESA..............................05
1.1 TITULO 02 –FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES......................06
1.1.1 TITULO 03 -ASPECTO JURIDICO DO EMPRESÁRIO.................................07
1.1.1.1 TITULO 04- A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS...........................08
3-CONCLUSÃO.....................................................................................................09
4-REFERÊNCIAS...................................................................................................10
1-INTRODUÇÃO
No texto a seguir,vamos poder entender melhor o contexto empresarial.Como é constituído e quem pode ser um empresário.
Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto juridico do empresário,sobre a influência da gestão ambiental nas empresas e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços das empresas.
2-DESENVOLVIMENTO
A matemática a serviço das empresas:
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática.
Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis. É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.
Fatores ambientais das organizações:
Grande parte das empresas situadas no Brasil possui o comando central (matriz) no exterior, ou seja, fora do espaço geográfico brasileiro. Em geral, a matriz define as diretrizes a serem seguidas por todas as subsidiárias, gerindo-as a partir do comando central com maior ou menor grau de participação. Na definição das diretrizes básicas de comando, a seleção e implementação das estratégias corporativas é um dos pontos fundamentais para que as organizações possam alcançar os objetivos propostos e superar os crescentes desafios do mercado.
De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo”.
A estratégia orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no macroambiente, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.
Assim sendo, para a definição das estratégias de uma organização é fundamental que seja realizada a priori um estudo detalhado do macroambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte. Na elaboração de uma análise macroambiental, em geral, consideram-se potencialmente as seguintes forças: socioculturais, político-legais, econômicas, tecnológicas e fiscais.
As organizações precisam considerar e monitorar as mudanças ocorridas no ambiente externo. A não realização desse acompanhamento pode provocar a saída de uma empresa de um negócio, ou mesmo do mercado, como ocorreu com alguns fabricantes de locomotivas à vapor, válvulas à vácuo, chapéus, entre outros.
Atualmente, o grau de mudança existente no ambiente externo às organizações é grande e complexo, e para poder prosperar nesse contexto as empresas precisam monitorá-lo constantemente.
Num ambiente extremamente instável como o que se apresenta nesse século, não é uma tarefa fácil detectar, interpretar e compreender as implicações que as mudanças macroambientais podem causar na definição e implementação das estratégias das organizações.
De forma geral, pode-se verificar que as empresas, subsidiárias brasileiras, tentam ter uma postura pró-ativa frente as variáveis macroambientais. No entanto, nota-se que a tendência da gestão atual das corporações globais reside na frase: pensar global e agir local. Não acreditamos que o pensar deva estar dissociado do agir, mas há pouca margem para atuação das subsidiárias locais em uma gestão global integrada.
ASPECTO
...