CONTEXTO EMPRESARIAL
Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Teles • 24/5/2013 • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 352 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALINE TELES DANTAS
CONTEXTO EMPRESARIAL
Xinguara
2013
ALINE TELES DANTAS
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução a Contabilidade
Prof. Vânia de Almeida Silva Machado
Xinguara
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CONTEXTO EMPRESARIAL
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.INTRODUÇÃO
A prática e a teoria, nos diversos campos da contabilidade, modificam-se constantemente, enquanto alguns princípios permanecem a despeito do tempo sendo constante fonte de saber. Estamos vivendo uma era de mudanças, incertezas e desafios, onde a busca e o encontro por informações precisas e em tempo real colaboram para determinantes estratégias organizacionais.
Junto a isso, a constante necessidade de inovação e renovação, de ser flexível, ágil e oportuno para proporcionar mudança e transformação, com a adoção de novas idéias, gera também a necessidade de se ter um profissional que deva pensar, a partir de uma bagagem de conceitos e idéias anteriormente obtidas e embasadas e integra-las as condições do meio organizacional para definir situações e equacionar estratégias de ação adequadas e eficazes para determinadas ocasiões.
Nesse contexto torna-se fundamental fomentar o embasamento teórico dos profissionais em conceitos, teorias, idéias e valores que lhe permitam a orientação e balizamento de seu comportamento dentro e fora das atividades precípuas de sua administração, visto que esse conhecimento influenciara diretamente em seu comportamento e de todos que trabalham sob sua direção.
O saber teórico proporciona não apenas conhecimento individual e intrínseco, pois quando agregado a mudanças, praticas e novas idéias, maior a chance de proporcionar a inovação dentro das organizações, e produzir bons frutos gerados pelo talento administrativo cultivado em meio às competências básicas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL
Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada. Dentro da linha proposta por Fayol, os autores neoclássicos adotam o processo administrativo como um núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. Cada autor, todavia, desvia-se dos demais por adotar funções administrativas ligeiramente diferentes.
De modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador, que constituem o processo administrativo.
Planejamento:
È por onde tudo começa, por isso podemos considerar a uma das funções mais importantes dentre as quatro. O planejamento vai de acordo com que a empresa busca seus objetivos. Partindo daí o planejamento envolve três níveis; estratégico, tático e operacional.
Organização:
Através dessa função, o trabalho poderá ser dividido. Sendo assim as funções poderão ser desempenhadas tecnicamente e administrativamente.
Direção:
Partindo do planejamento e da organização.Para uma direção eficaz e alcance os objetivos, será necessário comunicação, envolvimento e orientação.
Controle:
Tem a função de monitorar todas as atividade, para certificar-se que tudo está de acordo com que foi planejado. Um controle eficaz, garantirá que todos os objetivos serão alcançados.
Para o crescimento de um orgão, é necessário constituir meios para realização dos objetivos da entidade. É ai que a administração entra praticando atos de natureza econômica e financeira e produz mutações aumentativas e dimunitivas na riqueza empresarial. Entre tanto juntamente com a administração a contabilidade por sua vez realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa, sendo ele o conjunto de (bens, direitos e obrigações). Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
Historicamente utilizada em todos os assuntos a matemática é de substancial importância na vida contábil.
É pela matemática que reunimos informações necessárias para a estruturação, organização, administração e controle de uma entidade. Uma simples consulta já nos dá o resultado em tempo real de valor numérico, o qual podemos adicionar à outras consultas de setores e assuntos distintos para elaboramos a conclusão do fato ou ato pesquisado.
A matemática, a contabilidade e o contador formam uma
...