CONTEXTO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linia • 1/7/2013 • 2.286 Palavras (10 Páginas) • 326 Visualizações
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2DESEMVOLVIMENTO.......................................................................................5
2.1 Conceito de controle.......................................................................................................................6
2.2 Gestão social interna......................................................................................8
3CONCLUSÃO...................................................................................................10
REFERÊNCIA.....................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo.
Na Revolução Industrial, a empresa foi institucionalizada como organização, isto só foi possível através do surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) que corresponde aos conhecimentos mais importantes das várias visões da gestão empresarial. Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica, Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor.Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.
Mas Henry Fayol avançou com a teoria de Taylor após pensar na empresa como um todo.Começou a conceber a gestão da empresa a partir de determinadas funções básicas:técnicas,comerciais,financeiras,de segurança,contábeis e administrativas.Com isso, a teoria clássica acrescentou um novo elemento a Teoria Geral da Administração a estrutura da empresa, o que representou a ampliação dos horizontes.
Para Fayol as funções de uma empresa seriam:
1-Função Técnica: É conhecida como área de produção,relaciona-se com aspectos de produção de bens e serviços.
2-Função Comercial: Corresponde a função do marketing, relaciona-se com a compra,venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.
3-Função Financeira: Relaciona-se com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.
4-Função de Segurança: Se insere na área de recursos humanos,tinha por atividade assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa(acidente de trabalho).
5-Função Contábil: Hoje essa função não constitui propriamente uma área dentro da empresa. Como hoje, na época a função também constituía em registrar as contas efetuadas, elaborar balanços e estática.
6-Função Administrativa: Também hoje constitui uma atividade atribuída a todas as áreas da empresa, tem o caráter de coordenação das demais áreas. Fayol considerava essa atividade de integração da cúpula das demais funções.
Na administração de empresas existem várias áreas com que ocorra um bom funcionamento, dentre elas são:
1-Marketing:
É o setor que engloba todas as atividades relativas às relações de troca,orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores.Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, a empresa procura produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo.
O marketing conta com quatro instrumentos :
1. Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
2. Escolha do preço para estes produtos;
3. Distribuição eficiente e ágil;
4. Comunicação com o público
(propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta, etc.)
2 DESENVOLVIMENTO
Funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das. Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou temático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é externalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc.Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação. Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.
Planejamento: Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de
...