CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE
Resenha: CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessica123 • 13/10/2013 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE
1A composição química, características físico químicas e a higiene, são definidos como parâmetros de qualidade do leite, onde a presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas, determinam a qualidade, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genéticae raça do animal (EMBRAPA, 2007).
1A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
2Existem postulados que estabelecem as exigências de qualidade e higiene do leite cru e derivados lácteos, para a proteção da saúde humana e preservação das propriedades nutricionais desses alimentos (EMBRAPA, 2007).
2As exigências de qualidade e higiene para o leite cru e derivados lácteos são definidas com base em postulados estabelecidos para a proteção da saúde humana e preservação das propriedades nutrícias desses alimentos.
QUALIDADE HIGIÊNICA
1Éimportante haver cuidados desde a matéria-prima, até a chegada da mesma na indústria. Nesse item, algumas análises são feitas para avaliar a qualidade higiênico-sanitária do leite, tais como acidez, redutase, pH, etc (VIEIRA, KANEYOSHI, FREITAS, 2005).
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/GadoLeiteiroZonaBragantina/paginas/qualidade.htm
1 Neste item, abordam-se os cuidados com a matéria-prima, desde a fonte de produção e o caminho por ela percorrido, até a plataforma de recepção da indústria. Nessa ocasião, algumas análises obrigatórias são feitas para avaliação da qualidade higiênico-sanitária do leite, tais como a acidez, prova do álcool-alizarol, prova de redutase do azul de metileno e outras complementares, como a contagem total de bactérias.
2 A qualidade higiênica do leite é considerada agradável quando há preservação das propriedades organolépticas, como sabor, cor, odor e viscosidade; Limpo quando é livre de imundícies, microrganismos e resíduos; Fresco quando a composição é correta e há conservação adequada; Seguro se não acarretar problemas à saúde(BRITO, ET al, 2007)
...