Cabeça De Produção
Pesquisas Acadêmicas: Cabeça De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuilhermeBob • 10/6/2013 • 527 Palavras (3 Páginas) • 878 Visualizações
Cabeça de produção: É um equipamento que fica conectado, através de parafusos e flanges, à cabeça de revestimento e ao preventor de erupções, tendo como função principal servir de apoio à coluna de produção que será descida numa fase posterior da completação, por meio de um suspensor. É na verdade, uma estrutura posicionada para dar continuidade ao revestimento de produção e para alojar os suspensores que suportam a coluna de produção do poço. Possui saídas laterais para posicionamento de válvulas que darão acesso seguro e controlado ao espaço anular coluna-revestimento.
Árvore de natal convencional (ANC): Árvore de natal é o nome dado ao conjunto de válvulas instalado em poços de exploração de petróleo e gás natural que regula a produção destes hidrocarbonetos. O sistema árvore de natal convencional (ANC) é o equipamento responsável por suportar o peso da coluna de produção (COP) e vedar o anular entre a coluna de produção e o último revestimento de produção para a superfície, com acionamento hidráulico, pneumático e manual, com a finalidade de permitir, de forma controlada, o fluxo de óleo do poço.
DSHV: válvula de segurança de subsuperfície
Árvore de Natal Molhada (ANM): Árvore de natal submarina molhada, mais conhecida como árvore de natal molhada é um equipamento para uso submerso, e o adjetivo molhada, obviamente, é devido ao fato dela ser instalada próxima ao leito marinho. É, basicamente, um equipamento de segurança e de controle do fluxo do poço, que permite o fechamento do poço submarino em caso de emergência ou necessidade operacional.
BAP: tem função similar à da cabeça de produção, que são utilizadas em poços terrestres e de plataforma fixa, ou seja, apoiar o tubing hanger, permitindo a retirada do BOP de perfuração e posterior instalação da Árvore de Natal. Em vez de um flange, como no caso da cabeça de produção, a BAP é assentada e travada na cabeça do poço através de um conector hidráulico.
Funções da BAP:
• Apoiar o MLF, permitindo a conexão e retirada da ANM sem perturbar as linhas
• Orientar e apoiar o TH
• Em alguns casos (BAPs atuais), apoiar a válvula de pig x-over
• Orientar o encaixe da ANM, apoiá-la e permitir o seu travamento
• A BAP trava na cabeça de poço
BOP: é o principal elemento de ligação entre a cabeça do poço no fundo do mar e a sonda, trazendo o poço até a superfície e compondo o espaço anular.
Funções do BOP:
Isolar o ambiente poço do ambiente mar.
Possibilitar desconexão sob controle e com segurança da coluna de risers em caso de perda deposicionamento da sonda, o que pode ou não incluir a ancoragem e cisalhamento da coluna de perfuração.
Possibilitar circulação através das saídas laterais e o retorno do fluido de perfuração ou completação.
Permitir o controle do poço quando ocorrer a perda da primeira barreira de segurança (overbalance do fluido de perfuração ou completação), fechando-o
...