TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas E Organelas

Artigo: Celulas E Organelas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Células e suas organelas

A célula

A denominação célula foi criada em 1665 pelo cientista inglês Robert Hooke ( 1635 - 1703) para indicar pequenas cavidades no interior de cortiça que ele havia observado com um microscópico muito simples. na realidade, o que Hooke viu foi apenas o envoltório da célula, a parede celular.

Estudos posteriores demostraram a presença de células em todos os seres vivos e permitiram que o botânico alemão Matthias Schleiden (1804 - 1881) e o zoólogo alemão theodor Schwann (1810 - 1882) enunciassem a teoria celular. "todos os seres vivos são formados por células."

Células procariontes e eucariontes

Dependendo do tipo de estrutura celular que apresenta, os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Os procariontes ou protocariontes(proto=primitivo;cario=núcleo) são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado. Na célula procariótica o material genético não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear(carioteca;teca=invólucro). São representadores pelas bactérias, nas quais estão incluídas as algas azuis ou cianofícieas (hoje denominadas cianobactérias) e os micoplasmas, grupo de bactérias sem parede celular.

A estrutura celular dos eucariontes (eu=verdadeiro) é mais complexa. A célula eucariótica apresenta núcleo - o material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear - e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Alguns seres vivos, como os protozoários, algumas algas e certos fungos, são unicelulares; outros, como os animais, as plantas e os fungos em geral, são pluricelulares.

A célula eucariótica deve ter surgido da procariótica por dois processos

* invaginações da membrana formaram canais e vesículas e originaram várias estruturas, como a membrana nuclear, o retículo endoplasmático, o aparelho de Golgi ( ou complexo golgiense, pela nova nomenclatura) e outras estruturas, que serão estudados adiante;

* outras organelas, como a mitocôndria e o cloroplasto, surgiram de bactérias que invadiram as células primitivas e passaram a viver em seu interior.

As organelas e o papel que ela exerce:

REPRESENTAÇÃO DAS CÉLULAS PROCARIOTAS E EUCARIOTAS

MEMBRANA PLASMÁTICA :

Todas as células possuem na sua superfície uma película limitante, a membrana plasmática ou plasmalema (lema = invólucro). Entre outras funções, essa película mantém separada do ambiente externo a estrutura altamente organizada da matéria viva, controlando a aentrada e a saída de substâncias.

CITOPLASMA

A

parte em azul é o citoplasma !!

No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo, há o citosol (hialoplasma ou matriz do citoplasma), material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água, e várias organelas, como os centríolos, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os cloroplastos estas estruturas celulares desempenham funções específicas na célula, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos.

NÚCLEO:

O núcleo é uma estrutura características dos eucariontes, na qual estão os genes, responsáveis pelo controle das atividades celulares e pelas características hereditárias dos organismos. Os conhecimentos sobre a sua função permitiram o desenvolvimento de uma nova e polêmica tecnologia: a clonagem.

NUCLÉOLO:

O núcleo pode haver um ou mais nucléolos, estruturas nas quais o RNA que forma o ribossomo( RNA - ribossomial ou ribossômico) é sintetizado sob o comando do DNA. Esse RNA se junta a proteínas que vêm do citoplasma e forma as subunidades precursoras dos ribossomos, que serão exportadas para o citoplasma. por isso os nucléolos das células que produzem muita proteína são bem desenvolvidos, além de haver muitos poros na membrana nuclear, pois ocorre muita migração das unidades precursoras dos ribossomos do núcleo para o citoplasma.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

Trata-se de um conjunto de membranas que envolvem cavidades de várias formas e as separam do citosol. Nessas cavidades ocorrem a síntese e o transporte de várias substÂncias. Há dois tipos de retículo endoplasmático o granuloso ou rugoso(RER) e o não-granuloso ou liso (REL)

COMPLEXO GOLGIENSE:

Esta organela é formada por uma pilha de sacos achatados e pequenas vesículas esféricas. nos protistas(protozoários e alguns organismos unicelulares), fungos, vegetais e muitos invertebrados, há várias pilhas espalhadas pelo citoplasma e cada conjunto é chamado de dictiossomo ou golgiossomo. Nos vertebrados, as pilhas acumulam-se em uma única região da célula.

RIBOSSOMOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com