Ciencia E Pesquisa
Monografias: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evamar • 29/10/2013 • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 361 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: tec.segurança pública
Professor: Tade Ane de Amorim
Nome do aluno: Evamar Feitoza Dos Santos
Data: 19/09/13
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)
Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.99952880
R. um crescimento absurdo a cada dia vem aumentando a população carcerária,que e composta , em sua esmagadora maioria, de indivíduos oriundos de classes socialmente excluídas: pobres, com baixa qualificação profissional e desempregados. No Brasil, a regra do sistema prisional é a superlotação, ambientes altamente insalubres onde são usurpados os direitos dos detentos e se desenvolvem e proliferam diversas patologias, resultando numa total ineficácia do sistema de ressocialização.
Segundo a ultima pesquisa mostra que a maioria dos aprisionados são reincidentes muitas das vezes por falta de uma oportunidade pois la nas prisões ,eles não tem nenhum incentivos para tentarem mudar ou reverter este quadro pois muitas das vezes são excluidos no meio da sociedade!
Os seres vivos têm potencialidades que se desenvolvem segundo suas necessidades de sobrevivência. Além das características comuns aos seres vivos, o homem possui a capacidade especial de pensar, o que lhe possibilita não apenas conviver com a realidade, como também conhecê-la. Conhecer a realidade significa compreendê-la e explicá-la.
O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem (população carcerária), o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade as coisas, os fatos, os fenômenos com que coexistimos (Presidiários/Superpopulação). O homem só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la. O próprio homem pode ser objeto do conhecimento humano.
Portanto, para que exista conhecimento, sempre será necessária a relação entre dois elementos básicos: um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos). Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é, conseguir representá-lo mentalmente.
Questão 2:
A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.
Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.
Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.
Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)
SENSO COMUM FILOSOFIA
Caracter acrítico Caracter crítico
SENSO COMUM CIÊNCIA
Caráter subjetivo
Caráter objetivo
R. A filosofia é o ato de refletir sobre algo, criticando-o e encontrando métodos e explicações científicas. O senso comum é o que é passado de pai pra filho, em forma de observação. Por exemplo, o senso comum diz que quando vemos o céu com muitas nuvens pretas, sabemos que vai chover. Já a filosofia, após a observação sobre o objeto, atestou que o que faz chover são os níveis de umidade contidos no ar. A ciência não é subjetiva como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas, se preocupa com que suas respostas sejam exatas, não importando o lugar e a época que determinada pergunta seja feita. Por exemplo: Um corpo que cai e uma pena que flutua terá sempre a mesma explicação, ou seja, são fatos iguais, mas com fenômenos diferentes da Lei da Gravidade. Senso comum de um lado, acreditando em tudo que aparece sem questionamentos. E ciência de outro, se desdobrando para desenvolver respostas.
Questão 3:
O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas
...