Ciencias Contaveis
Trabalho Escolar: Ciencias Contaveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelym • 2/11/2014 • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WEB AULA 1
Unidade 1 – Administração Financeira seu Ambiente e Área de Atuação
APRESENTAÇÃO
Olá, tudo bem? Seja bem-vindo à disciplina de Administração e Orçamento Empresarial. Sou o professor Fábio Rogério Proença e saibam de antemão que estou muito feliz em poder estar aqui com vocês apresentando esta disciplina, que traz um tema tão pertinente a todo administrador de empresas e que, com certeza, será de grande utilidade para você no seu futuro profissional.
Neste início, iremos ficar mais sintonizados sobre os conceitos da administração financeira e depois, em nossa segunda unidade de estudo, veremos com a professora Vânia a abordagem com foco na administração orçamentária. Combinado?!
Legal, então, vamos lá... Um ótimo estudo a todos!!
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Esta temática trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, à economia e à contabilidade.
Pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada. No decorrer do tema, você constatará a relação entre a administração financeira e Economia, bem como entre a primeira e Contabilidade. Embora estes temas estejam relacionados, há diferenças marcantes entre eles.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=pt9f0mkcL2g
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E SEU SIGNIFICADO
O que é Finanças, para você?
Para iniciarmos, primeiramente devemos compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao:
Temos o envolvimento das finanças nas mais distintas áreas, desde o simples fato de consumir bens e serviços até aos grandes investimentos empresariais. Por sua grandeza e grau de importância, se faz necessário que toda e qualquer empresa mantenha um rigoroso controle de seus recursos, sendo este de fundamental importância para a sobrevivência e sucesso da mesma.
Constantemente os profissionais da área da administração financeira e orçamentária estão obrigados a decidir sobre as melhores formas de administrar a empresa rumo ao sucesso de todas as suas ações. Frente a um mercado instável e propenso a oscilações que podem afetar toda a estrutura financeira destas entidades, é indispensável uma melhor alocação e distribuição dos recursos monetários disponíveis.
As empresas, muitas vezes, são forçadas pelo mercado financeiro a tomar decisões de forma rápida, por isto, o bom gerenciamento e acompanhamento das finanças da empresa se faz extremamente necessário, a fim de possibilitar ou não a viabilidade de qualquer decisão.
Seja qual for o ramo de atividade que uma empresa explore, ela irá utilizar seus recursos financeiros de forma que lhe permita maximizar os resultados da empresa, a fim de obter lucro, pois os donos do capital, que são os empresários desde a constituição da empresa, possuem em comum, além de outros aspectos pertinentes, o propósito de aumentarem a sua riqueza.
Link
Consulte o site:
<http://www.eurocontabil.com.br/detalhe-dos-artigos-interessantes-euro-contabil-londrina/116/4-dicas-r%C3%A1pidas-para-gerenciar-as-finan%C3%A7as-da-sua-empresa>.
O resultado obtido, seja lucros ou prejuízos, é oriundo, portanto, do êxito ou fracasso de uma série de atitudes da empresa, durante o desenvolvimento de suas operações ao longo do tempo.
A principal função da administração financeira é praticar o gerenciamento dos recursos financeiros da empresa, criando instrumentos capazes de auxiliar a tomada de decisões sobre a melhor fonte de captação e aplicação desses recursos financeiros, cujo resultado possa ser avaliado e medido em unidades monetárias.
Desta forma, conclui-se que com a boa prática dessa função as empresas podem evitar perdas geradas pela má aplicação dos recursos financeiros e maximizar os resultados
A administração financeira da empresa busca uma série de objetivos, mas a sua atividade procura principalmente:
1) Obter recursos necessários à operação da empresa: Muitas vezes as empresas necessitam de recursos financeiros para a sua manutenção ou expansão, estes recursos podem ser recursos próprios ou de terceiros. Cabe à administração financeira apurar, através de suas técnicas e análises, a melhor forma para tal captação.
2) Manter e desenvolver os recursos disponíveis: É extremante necessária a manutenção de um bom capital de giro, pois através dele a empresa pode obter uma série de vantagens competitivas, principalmente nos momentos em que o custo do capital esteja elevado.
3) Distribuir esses recursos de forma adequada para obter o máximo de lucro: Contribuir não só para o aumento do lucro financeiro da empresa, mas sim de todo o patrimônio da mesma.
4) Obter produtividade crescente dos recursos: Buscar insaciavelmente a maximização dos resultados, mediante a boa aplicação dos recursos financeiros disponíveis ou obtidos.
Segundo Braga (2011), cabem à função financeira duas tarefas básicas: a obtenção de recursos buscando os menores custos e maiores prazos, e a alocação eficiente desses recursos na empresa.
Segundo Gitman (2010, p. 105):
Princípios de Administração Financeira: o planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas, porque fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle dos passos que a empresa dará para atingir seus objetivos.
De acordo com o Sebrae, a falta de gerenciamento, controles internos e de um bom planejamento e controle financeiro faz com que muitas empresa fechem suas portas nos primeiros anos de sua existência. Sendo que as mesmas apresentaram um retrospecto de insuficiência ou até inexistência de suporte financeiro para suas operações, o que ocasiona, consequentemente, dificuldades para a continuidade do negócio. Ainda de acordo com o Sebrae, as empresas necessitam de informações contábeis úteis para auxiliá-las nas tomadas de decisões, e muitas vezes o Balanço Patrimonial da empresa não é levado tão a sério.
Questão para reflexão
Qual
...