TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contábeis

Artigos Científicos: Ciencias Contábeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

O balanço patrimonial é apresentado em grupos: Ativo, Passivo e os subgrupos são: Ativo Circulante, Ativo não circulante, Passivo circulante, Passivo não circulante e Patrimônio liquido. 

 

Ativo: registra se os bens e direitos da entidade. 

Passivo: registra se as obrigações e as exigibilidades. 

Patrimônio Líquido: é a diferença entre o ativo e o passivo. 

As contas que compõem o ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em:

Ativo Circulante estão as contas que estão constantemente em giro, movimento, sendo que a conversão em dinheiro ocorrerá, no máximo, no próprio exercício social.  

O ativo circulante é composto dos seguintes subgrupos:  

Disponível – são registrados os ativos de liquidez mais imediata da entidade como o caixa e contas banco movimento. 

Créditos Realizáveis no Exercício seguinte – são registrados os ativos de duplicatas a receber, adiantamentos a empregados, adiantamento a fornecedores, impostos a recuperar e outros. 

Estoques – são registrados os estoques de matéria prima, de embalagem, de consumo, de material para revenda, estoque em poder de terceiros para beneficiamento ou industrialização, de imóveis prontos ou em construção para revenda com prazo de entrega de até 12 meses (no caso de construtora). 

Despesas apropriáveis no exercício seguinte – são registradas as despesas pagas antecipadamente que terão vigência por mais de um ano e mensalmente vai se apropriando para a respectiva despesa (regime de competência), tais como: prêmios de seguro a apropriar, despesas antecipadas a apropriar (assinaturas de jornais, revistas), alugueis a apropriar.  

Ativo não Circulante – São registrados os ativos que serão transformados em capital de giro (dinheiro) 360 dias após o encerramento do exercício. São registrados neste grupo os ativos que irão permanecer na empresa, também que se fazem necessário para o funcionamento da mesma. E os investimentos a longo prazo.  

O ativo não circulante se subdivide em:  

a) Realizável a Longo Prazo: São registrados os ativos que serão realizados após 360 dias do encerramento do exercício. Exemplo: duplicatas a receber, adiantamento a sócios, adiantamento a empresas coligadas, as despesas a apropriar. 

b) Investimentos: são registrados os ativos empregados para o desenvolvimento da empresa, que não são necessários para o desenvolvimento da atividade fim da empresa, pesquisas tecnológicas, aquisições de imóveis para alugar, participações em outras empresas. 

c) Imobilizado: são registrados os ativos de caráter permanente, que são utilizados para o objeto fim da empresa, tais como imóveis, veículos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios e outros. 

d) Intangível: neste grupo são registrados os ativos de valor mensurável mas não material, mas que estão intrínsecos na entidade, como as marcas e patentes, a fórmula de um produto desenvolvido pela empresa, o ponto comercial, e até mesmo o capital intelectual de seus funcionários ou administradores. 

Passivo 

Em ordem de exigibilidade (vencimento), as contas do passivo são estruturadas nos seguintes grupos: 

a) Passivo Circulante 

São obrigações exigíveis que serão liquidadas nos próximos 360 dias após o levantamento do Balanço Patrimonial. Ex. - Fornecedores, Tributos a Pagar/Recolher, Salários e Encargos Sociais, Empréstimos e Financiamentos de Instituições Financeiras. Além das contas descritas acima, podemos encontrar muitas outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com