Ciencias Da Computação
Tese: Ciencias Da Computação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dihegoas • 2/10/2014 • Tese • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 112 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2ª Série Eletricidade e Eletrônica
Ciência da Computação
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA: Tatiane Jesus de Campos Anhanguera Educacional Ltda
Ciência da Computação – 2ª. Série – Eletricidade e Eletrônica
Pág. 2 de 6
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as
etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Visão sistêmica e holística da área. Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à computação. Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação. Capacidade de trabalhar em equipe.
DESAFIO
A Internet é considerada uma ferramenta de comunicação extremamente poderosa e o principal veículo de transmissão e recepção de informações. Ela proporciona dinâmica e transparência aos sistemas de comunicações, sejam estes empresariais ou pessoais. Esta dinâmica na comunicação, proporcionada pela internet, permitiu a criação de diversas ferramentas de troca de informações entre internautas, de forma rápida e prática. Bons exemplos destas ferramentas são os sites de busca, como Google e Yahoo, os mensageiros instantâneos, como MSN e Skipe, os sites de relacionamento, como Twitter, Facebook e Myspace, e as enciclopédias livres do tipo Wiki, coma a Wikipedia. Os wikis foram desenvolvidos para permitir a edição ou alteração de páginas web de forma simples, rápida e colaborativa, sem a necessidade de revisão do conteúdo antes de sua publicação. Esta idéia simples fez da Wikipédia uma das enciclopédias livres mais famosas do mundo, por ter conquistado milhões de leitores e, para muitos possuir
status de “tão confiável quanto a Britânica”. O grande sucesso e popularidade do modelo wiki, fez com que estes sistemas passassem a ser usados e conquistassem grande espaço no mudo corporativo. A IBM, por exemplo, aposta na ferramenta para facilitar a colaboração e avançar em projetos, principalmente na área de inovação. O acesso livre e a publicação de textos sem revisão, fatores que contribuíram com a sua popularidade, são também o calcanhar de Aquiles do modelo. As maiores críticas indicam a existência de textos incompletos, superficiais e até mesmo plágio. Saiba mais sobre o tema lendo os textos disponíveis em nos textos [O’BRIEN, 2010] e [NETO, 2010]. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Computação – SBPCO (entidade fictícia) lançou no início deste ano o projeto CompWiki. Este projeto consiste na publicação de uma wiki corporativa, editada apenas pelos membros da sociedade e de acesso universal, com o intuito de criar uma coleção de hipertextos sobre a área, com a maior qualidade possível de conteúdo. Neste contexto, como profissional renomado na área e sócio respeitado da SBPCO, você recebeu um convite da Diretoria da SBPCO para, em conjunto com mais 3 profissionais colegas seus, escrever o conteúdo para a CompWiki. O conteúdo é de cunho técnico e diz respeito aos princípios eletrônicos das fontes de alimentação de computadores. O desafio consiste no estudo dos princípios de operação de um
Conversor de Tensão CC/CC abaixador de tensão, usando os dispositivos eletrônicos e teorias estudadas na aula de Eletricidade e Eletrônica do curso de Ciência da Computação.
Tatiane Jesus de Campos
Ciência da Computação – 2ª. Série – Eletricidade e Eletrônica
Pág. 3 de 6
Fontes de alimentação são amplamente utilizadas nos mais variados equipamentos eletrônicos e, no contexto de nosso curso, são as responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador. De forma simplificada estas fontes de alimentação, muita vezes chamadas de fontes chaveadas, fornecem energia aos componentes do computador convertendo a energia alternada, proveniente da rede elétrica, em energia contínua, apropriada ao uso em aparelhos eletrônicos. A Figura 1 ilustra como o processo de transformação da energia alternada em contínua é efetuado por uma fonte de alimentação.
Figura 1 – Elementos de uma fonte de alimentação
Embora possuam circuitos complexos, projetados com muito cuidado e precisão, os princípios teóricos e os dispositivos eletrônicos usados em sua construção, são relativamente simples e podem ser entendidos com os conceitos estudados na disciplina. Escolha a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RA’s e e-mails dos alunos. A equipe deve ser composta por, no máximo, 4 alunos.
ETAPA № 1
Aula tema: Campo, potencial e diferença de potencial. Esta atividade é
importante para que você compreenda as definições relativas as grandezas envolvidas na teoria de circuitos. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia os conceitos vistos em sala e o conteúdo sobre corrente e tensão abordados no livro texto da disciplina. Passo 2 (Equipe)
...