Ciencias Naturais
Seminário: Ciencias Naturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborabonfim • 4/9/2014 • Seminário • 372 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A coleção Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano apresenta esse universo aos estudantes de Ensino Fundamental II de modo leve e contextualizado ao seu dia a dia, aproximando os conhecimentos científicos de seu cotidiano e dando ainda mais sentido ao aprendizado.
Quatro eixos permeiam o estudo das Ciências Naturais – Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Terra e Universo, Tecnologia e Sociedade –, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e garantindo uma organização articulada de diferentes conceitos, atitudes e valores durante o estudo.
- A abordagem espiral de conceitos já estudados em diferentes anos, promovendo a introdução de novos conflitos e conduzindo à aprendizagem progressiva.
- A seção Motivação, sempre presente no começo do capítulo, apresenta um texto retirado de um jornal, revista, internet ou de um livro. Assim, o aluno aprende algo novo enquanto desperta seus conhecimentos prévios.
- Imagens e esquemas enriquecem a exposição do conteúdo.
- A seção Isso entra no nosso vocabulário! destaca expressões pertinentes à disciplina, que devem ser compreendidas pelos estudades e incorporadas em seu vocabulário.
Atividades práticas e experiências colocam os alunos diretamente em contato com o que foi aprendido durante as aulas, dando ainda mais vida aos conhecimentos.
As ciências naturais encerram uma classificação que abarca as áreas da ciência que visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos antropogênicos em si. Embora o foco de estudos das cadeiras naturais não recaia sobre o ser humano em específico, é importante ressaltar que, quer para as ciências naturais quer em sua forma abrangente, o ser humano é simplesmente parte integrante da natureza e não algo especial dentro dela, e por tal encontra-se inexoravelmente sujeito às mesmas regras naturais que regem todos os acontecimentos físicos, químicos e biológicos do universo, o qual esse também integra.
Além do uso tradicional, a expressão ciências naturais é por vezes usada no dia-a-dia como sinônimo história natural. Neste sentido, "ciência natural" podem estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomia, física e química.
...