Ciencias Pedagogia
Dissertações: Ciencias Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora08 • 21/5/2014 • 8.451 Palavras (34 Páginas) • 332 Visualizações
Camila Flores Lemos Voigt/343595
Débora Medianeira da Silveira Fontoura/343600
Competências Profissionais.
Trabalho da Disciplina de Competências do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-
Uniderp. Professora Me – Gilse T. Lazzari Perosa.
Taquara/RS
17/11/2012
Descrição da escola “x”:
A escola “x”, apresenta alguns casos de dificuldades de leitura no 3º ano do Ensino Fundamental, o perfil da turma é de 25 alunos, de 8 á 9 anos.
Sendo uma escola pública, depende de recursos enviados pela prefeitura da cidade, destacando-se assim a criatividade e comprometimento dos professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
A importância do elemento Lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
A primeira impressão que temos ao pensarmos na realidade da sala de aula é de uma enorme demanda de alunos, com suas dificuldades e desmotivação para aprender.
Por termos essa visão, o professor deve agir de uma maneira diferente instigando os alunos para o ato aprender, aprender de uma maneira prazerosa e significativa.
Para as crianças não há nada mais significativo do que aprender brincando, de maneira lúdica. Brincando ela experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora suas habilidades.
A ludicidade envolve a saúde física, emocional e intelectual da criança, assim ajudando o professor em sua prática docente.
O papel do professor na prática pedagógica.
O sistema educativo sofre influência através dos tempos.
Antigamente o professor era o detentor do saber, e o trabalho pedagógico era de ênfase na memória, no decoreba.
O professor verificava se o aluno retinha os conhecimentos dos livros. Não tinha preocupação com a aprendizagem significativa dos alunos.
Hoje o trabalho pedagógico gira em torno do trabalho realizado por toda a escola. Sendo obrigatória a reflexão do fazer pedagógico, tendo como resultado a total interação do professor com seus alunos é um ato de cooperação mútua. E o professor tem o papel de ser o mediador de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Faz parte também da prática pedagógica do professor a implementação da proposta curricular da escola ao seu trabalho, elaborar projetos interdisciplinares, planejar as aulas e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos.
A importância da gestão e organização das classes com vista á aprendizagem.
Devido ás transformações que a sociedade está vivendo, o alto índice de reprovação e as diversas “dificuldades” de aprendizagem, a escola deve refletir sobre o que vem acontecendo com seus alunos. Muitos professores não sabem como lidar com essas dificuldades, mas não buscam o auxilio da coordenação da escola. Ter o seu aluno como um sujeito sociocultural que aprende principalmente com o meio em que ele vive, é muito importante para ajudar nesse processo.
Quando o professor se queixa da falta de ordem e autoridade dentro da sala de aula, é com toda a razão, pois é completamente difícil fazer educação sem estes requisitos.
O professor não pode tentar estabelecer ordem com autoritarismo e sim tentar “falar a mesma língua” do seu aluno, conquistando-os. Assim conversando e negociando termos importantes como os deveres e direitos na escola.
Na gestão da aprendizagem, todos estes fatores estão englobados. Pois isso é a mediação que permite a organização.
O professor tem que contar também com o apoio da direção e coordenação para ajudar nos processos de organização.
O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem.
O brincar faz parte do universo das crianças, por esse motivo utilizar brinquedos e jogos para a construção da aprendizagem é uma excelente estratégia para o professor.
Brincar e jogar são atividades muito simples para a criança, e faz bem para ela.
Utilizar os jogos e brinquedos alinhados ao conteúdo favorece a compreensão, possibilita novas descobertas, ajuda na socialização da criança com os colegas e torna a aprendizagem bem mais significativa para o aluno.
Além disso, o professor proporciona momentos de interação que provocam bem-estar para ambos os lados, professor e aluno.
“No brincar casam-se espontaneidade e a criatividade, com a progressiva aceitação das regras sociais e morais.”
Autor desconhecido.
Projeto:
“Como pode um homem vivo viver fora de um bom livro...”
Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental.
Perfil da turma: 25 alunos, de 8 á 9 anos, sendo que alguns apresentam dificuldades na leitura acarretando na escrita.
Tempo de duração: 6 meses
Justificativa: Detectando que muitos dos nossos alunos do 3º ano estão com dificuldades na leitura e consequentemente na escrita, sentiu-se a necessidade de elaborar este projeto para tentar amenizar e até sanar com esta dificuldade.
Este projeto será desenvolvido de maneira significativa e lúdica, para isto serão trabalhadas atividades visando a total participação do aluno juntamente com a família no processo de ensino e aprendizagem.
O foco central será o reforço na alfabetização e letramento com base nas competências que deveria ser garantidas no processo inicial de aprendizagem das mesmas.
Todas as experiências relacionadas ao projeto promoverão alegria e o desenvolvimento da leitura e escrita de uma maneira prazerosa e significativa.
Afinal, é essa a finalidade do jogo e brincadeira em sala de aula, proporcionar
...