Cimento
Trabalho acadêmico: Cimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valmira49 • 14/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 250 Visualizações
Sumário
INTRODUÇAO 2
Cimento 3
Histórico do cimento 3
Matéria Prima: 3
Extração das matérias-primas 3
Calcários 4
Argila 4
Gesso 5
Fabricação do cimento 5
A mistura crua (processo de moagem) 6
Processo de clinquerização 6
Desidroxilação das argilas 7
Primeiro Resfriamento 8
Propriedades conferidas ao cimento 8
Cimento Portland CP V ARI - (Alta Resistência Inicial-NBR 5733) 8
Cimento Portland CP (RS) - (Resistente a sulfatos - NBR5737) 9
Cimentos do tipo pozolânico 9
Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC) -(NBR 13116) 9
Cimento Portland Branco (CPB) (NBR 12989) 10
Armazenamento 10
Anexos 11
Figura 1, processo de fabricação: 11
Figura 2: processo de moagem 12
Figura 3: processo de clinquerizaçao 12
CONCLUSAO...........................................................................................................................13
Referências Bibliográficas 14
INTRODUÇAO
O processo de fabricação de cimento é feito através da exploração das matérias-primas de uma pedreira, as quais devem conter, em determinadas proporções, Cálcio, Sílica,
Alumina e Ferro. Normalmente é necessário corrigir um ou dois destes elementos recorrendo-se a outras pedreiras ou ao mercado. O cimento portland é o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados.
A produção de cimento portland depende principalmente dos produtos minerais calcário, argila e gesso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica.
O calcário é o carbonato de cálcio que se apresenta na natureza com impurezas, sendo a matéria-prima básica para a mistura crua, que após queima, dará origem ao cimento.
A argila é basicamente um silicato de alumínio hidratado com impurezas, como
ferro e outros minerais.
A disponibilidade de matéria-prima não é determinante de vantagens competitivas, por serem estes insumos abundantes a nível mundial. O processo de fabricação do cimento portland pode ser resumido nas seguintes operações: mineração e britagem do calcário; preparo e dosagem da mistura crua; homogeneização da mistura; clinquerização e resfriamento; moagem de cimento; e ensacamento/distribuição a granel. Ressalte-se a existência de dois processos de produção básicos, via úmida ou via seca, conforme ocorra ou não a preparação das matérias-primas em pasta, com adição de água.
Cimento
O cimento e um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico.
Histórico do cimento
1756: o inglês John Smeaton consegue obter um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos.
1818: o francês Vicat obtem resultados semelhantes aos de Smeaton. É considerado o inventor do cimento artificial.
1824: o inglês Joseph spdin queima conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebe que obtém uma mistura que, após secar,torna-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções.
Matéria Prima:
Extração das matérias-primas
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde é armazenadas e homogeneizadas, o gesso também e usado no processo final do cimento.
Calcários
Constituídos basicamente de carbonato de cálcio CaCO3
e podem conter várias impurezas, como magnésio, silício, alumínio ou ferro;
O carbonato de cálcio é conhecido desde épocas muito remotas, sob a forma de minerais tais como a greda, o calcário e o mármore;
O calcário é uma rocha sedimentar, sendo a terceira rocha mais abundante na crosta terrestre e somente o xisto e o arenito são mais encontrados;
O elemento cálcio, que abrange 40% de todo o calcário, é o quinto mais abundante na crosta terrestre, após o oxigênio, silício, alumínio e o ferro.
O uso de calcário com alto teor de MgO causa desvantagens na hidratação do cimento: Mg O +H2O = Mg (OH)2
Isso provoca o aumento do volume e produz sais solúveis que enfraquecem o concreto quando exposto a lixiviação.
Argila
Silicatos complexos contendo alumínio e ferro como cátions principais e potássio, magnésio, sódio, cálcio, titânio e outros;
A escolha da argila envolve disponibilidade, distância, relação sílica/alumínio/ferro e elementos menores como álcalis;
...