Comercialização e distribuição de produtos alimentares
Seminário: Comercialização e distribuição de produtos alimentares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lusga • 24/3/2014 • Seminário • 329 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
CETT de Qualidade Alimentar
TRADE MARKETING
08-05-2012
Comercialização e Ditribuição de Produtos Alimentares
Índice
Introdução 2
Importância 3
Ponto de venda 4
Conceitos 5
Desenvolvimento 7
Gestor de trade marketing 9
Conclusão 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi sugerido na disciplina de Comercialização e Distribuição de Produtos alimentares pelo professor Lino Silva. O novo cenário força as empresas produtoras a realizar novas alternativas de negociação e de relacionamento com os distribuidores, uma vez que estes terão forte influência sobre as estratégias e ações de marketing das mesmas.
A distribuição da era moderna, e de relacionamento com os clientes em particular; está fundamentado no conceito de Trade Marketing.
O Trade Marketing é o planeamento e controlo das ações de venda, do mercado e dos benefícios oferecidos ao consumidor (marketing), por meio dos hipermercados e controlo das relações de vendas e marketing estabelecido com o canal de distribuição (trade).
O objetivo deste estudo é identificar a aplicação do conceito de Trade Marketing no sector alimentar e referir a sua importância na distriduição alimentar e as relações comerciais com o canal de distribuição e quais os seus conceitos.
IMPORTÂNCIA
Os Alvos de trade marketing Revendedores / Distribuidores são parceiros de canais comerciais que atuam como um meio para garantir a entrega/disponibilidade de stock ao consumidor. O papel destas entidades é essencial porque garante que o produto seja amplamente distribuído e esteja disponível para o consumidor final.
O principal benefício destas entidades é garantir que os custos de distribuição sejam menores para o fabricante e simultaneamente que os produtos estejam disponíveis para o consumidor final. O distribuidor e os concessionários operam com numa margem de base de ‘comércio’ (consignado no custo do produto pelo fabricante). Em conjunção com a margem de base os parceiros comerciais também recebem, sobres regimes complementares/incentivos que variam ao longo do tempo e conforme o produto.
O comerciante pode ser um retalhista (venda direta ao consumidor final), atacadista (venda primariamente a outros retalhistas) ou um retalhista moderno (isto é, lojas de Auto atendimento, como o Walmart, Carrefour, Tesco, etc., que vendem tanto aos consumidores de retalho como aos de atacado).
...