Competencias Profissionais
Dissertações: Competencias Profissionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabrigize • 28/3/2015 • 4.772 Palavras (20 Páginas) • 200 Visualizações
ATPS DE COMPETENCIAS PROFISSIONAIS CONCLU DA
By marcela897 | Studymode.com
Universidade Anhanguera – Uniderp
Administração– Sexto Semestre
Disciplina- Competências Profissionais
ADMINISTRAÇÃO
Alunos:
DENIS ALEXANDRE DE ALMEIDA RA 5569153672
MARCELA GARCIA DOS DANTOS CAVALARI RA 4997009503
MARLI CASARIN LOPES RA 5371959952
LUCIANA APARECIDA DOS SANTOS RA 4300066231
Professores:
Tutor á distância: RAQUEL MARIO
EaD: LUIZ GUSTAVO FERNANDES
Tutora Presencial: PRISCILA MAZZONI VANINI
JUNDIAÍ – SP
ABRIL 2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho conceituamos as teorias da administração. Colocando em prática , através Do desafio sugerido.
A profissão de Administrador, como tantas outras, influenciada pelas inúmeras mudanças econômicas e sociais da nossa era, vem evoluindo. Atualmente, o profissional de administração deve dispor de conhecimentos adequados ás novas necessidades da sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo. O administrador deve interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.
A organização pós-moderna já está mais voltada para a flexibilidade, concedendo maior participação aos empregados. Também se destacam valores de compartilhar, reconhecer e atuar
em parceria para atingir os objetivos da organização. Administrar significa, também, levar emconsideração as pessoas, o indivíduo. Ele é o centro da organização.
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ETAPA 1
Passo 1
ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas”, (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.
Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis:
Tarefas
Estrutura
Pessoas
Ambiente
Tecnologia
1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth
1909 Teoria da burocracia - Weber
1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol
1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin
1947 Teoria das decisões - Simon
1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig
1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist
1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman , Druker
1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor
1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional – Bennis
1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch
Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas
empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes sepreocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.
Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.
No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um é o americano Wilson Taylor que desenvolveu a Escola da Administração Científica , aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. O outro é o europeu, Henri Fayol, que desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações.
Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.
Antes de Taylor
Sistema de Iniciativa e Incentivo
Baixa produtividade
Baixos salários
Importância de Taylor:
Pioneirismo: análise sistemática de organizações
Ciência, em lugar de empirismo
Harmonia de interesses entre patrão e empregado
...