Compostagem
Artigo: Compostagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelmahehehe • 2/7/2013 • 547 Palavras (3 Páginas) • 788 Visualizações
COMPOSTAGEM (RECICLAGEM DE RESIDUOS ORGANICOS)
O QUE É A COMPOSTAGEM -[ A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.] A compostagem é uma prática comum nas propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. É uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica.
-É também uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente. A compostagem é essencial na redução de resíduos domésticos. Ela pode ser feita sem muitos gastos em qualquer domicílio e produz o composto fertilizante ou húmus, que pode beneficiar o meio ambiente como fertilizante natural em jardins e na agricultura.
PRINCIPAIS FATORES NO PROCESSO DA COMPOSTAGEM
1-Microrganismos: transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material parecido com o solo, que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
2- Umidade: A presença de água é fundamental para o bom desenvolvimento do processo, mas a escassez ou o excesso de água pode desacelerar a compostagem.
3- Aeração: A compostagem deve ser conduzida em ambiente aeróbio, além de mais rápida, não produz odores putrefatos nem proliferação de moscas.
4- Temperatura: Promover condições para o estabelecimento da temperatura ótima para os microrganismos é fundamental.
5- Relações Carbono / Nitrogênio (C/N): Os microrganismos absorvem os elementos carbono e nitrogênio numa proporção ideal.
6- Preparo prévio da matéria-prima.
7- Dimensões e formas das pilhas.
BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM:
- Composto melhora a estrutura do solo, e atua como adubo.
- Tem fungicidas naturais e organismos benéficos
- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo.
- Redução da contaminação e poluição atmosférica.
- Aumento da capacidade de infiltração das águas e redução da erosão.
-Manter estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (ph).
-Dificulta e impede a germinação de sementes de plantas invasoras.
- Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução dos microrganismos benéficos às culturas agrícolas.
O QUE É UMA COMPOSTEIRA: é uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
FAÇA UMA COMPOSTEIRA:
1. Reserve um recipiente para depositar o lixo orgânico.
...