Compostos Organicos
Trabalho Escolar: Compostos Organicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudas • 16/9/2013 • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 2.724 Visualizações
Os compostos orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigénio, nitrogénio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros. Não são moléculas orgânicas os carbetos, carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono grafite, diamante e o fulereno.
Já os composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.
Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.
Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais.
Podem ser compostos iônicos (ex. NaCl) ou ainda covalentes (ex. silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos. Os compostos de coordenação também pertencem a esta categoria de compostos e formam ligações de coordenação que tem caráter iônico ou covalente.
Os compostos inorgânicos são constituintes quimicos de uma celula, e são constituidos basicamente por água e sais minerais.
COMPOSTOS ORGÂNICOS NATURAIS
Os compostos orgânicos naturais são compostos mais abundantes na natureza. As suas fontes naturais são jazidas de materiais sólidos como o: Diamante e o Carvão.
Líquidos como o Petróleo e Gasoso como gás natural. O diamante e o petróleo serão analisados nos sub-temas C2 e C4.
O carvão mineral é uma rocha que resultou da decomposição de árvores, florestas e plantas durante longo período, isto era na pré historia, vivido a falta de acesso ao ar e sob altas pressões, esse material carbonizou foi perdendo hidrogénio e outros elementos, aumentando assim a percentagem de carbono, como a percentagem de carbono nos carvões depende do adiantamento da carbonização.
O carvão utilizado para extrair o ferro nos altos-fornos, é um gás natural e uma mistura composta de carbono e hidrogénio forma-se semelhante ao petróleo a matéria vive sofrendo transformações químicas ao longo do ano e com o tempo.
COMPOSTOS SINTECTICOS DE CARBONO
Os compostos sintéticos de carbono são obtidos através das indústrias químicas e farmacêuticas. Na indústria química, através de processo de síntese, fabrica detergentes que é utilizado como produto de limpeza e desinfecção; os plásticos que quimicamente são polímeros (cadeias longas de grupos de átomos), que se utilizam para o fabrico de saco, embalagem, garrafas, baldem, copos, fotogénicos, cabos isoladores, etc.
As fibras são polímeros de fios finos, são agregados lineares de moléculas, têm larga aplicação na industria têxtil (tecidos), linhas, malhas, cordas, etc.
Os poliésteres obtêm-se por intermédios das fibras, dos quais se destacam:
• O terylene – é um poliéster muito conhecido e quando reforçado com fibras de vidros, designa-se termoplástico e utiliza-se para o fabrico de cana de pesca, mala de viagem, carroçarias de automóveis, cascos de barcos, etc.
• O nylon – fibra muito utilizada e também é termoplástico, funde a 250 oC e, por isso, não se deve passar com ferro eléctrico ou carvão muito quente pois agarra o ferro. Produzido em 1938, pela primeira vez utilizou no fabrico de roupas interiores camisas, tapetes, meias, rede de pescas e outros.
Na indústria farmacêutica obtêm-se produtos medicinais que muito contribuem para o restabelecimento da saúde da humanidade como: antibióticos, vitaminas, pomadas, etc. Na medicina não só se utiliza os compostos sintéticos de carbono para o fabrico de medicamentos mas também para o fabrico de próteses para invisuais, paralíticos, válvulas cardíacas e artérias obstruídas, tec.
Na indústria, os compostos sintéticos de carbono têm larga aplicação para o fabrico de aromas e perfumes.
As fibras podem ser:
• Fibras naturais: são a lã e a seda, de origem animal; o algodão e o linho, de origem vegetal, estas fibras são usadas nas industrias para a confecção de vestuários, toalhas de mesas, calças, etc.
• Fibras artificiais e sintéticas: são obtidas por tratamentos quimicos
IMPORTANCIA DOS COMPOSTOS ORGANICOS
Importância dos Compostos Orgânicos Minerais: para as plantas fazer fotossíntese e para produzirem alimentos. No corpo humano na participação de moléculas orgânicas como, por exemplo, cabohidratos, aminoácidos, as proteínas, as enzimas e as bases nitrogenadas que formam o DNA e o RNA. Pode-se extrair directamente da natureza no petróleo, carvão, plantas e animais e depois destes compostos orgânicos são obtidas moléculas “simples” que são utilizadas como blocos de construção de moléculas maiores e/ou mais complexas.
Em drogas – medicamentos. No vinagre para temperos … mas principalmente na aplicação industrial dos compostos orgânicos Importância dos Compostos Orgânicos Classes Funcionais e Grupos Característicos Hidrocarbonetos Alifáticos Hidrocarbonetos Reacções dos Compostos Orgânicos.
AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS
As moléculas orgânicas podem ser:
• Moléculas orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
• Moléculas orgânicas artificiais: São substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros é produzida artificialmente.
A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas tem originado polémicas e historicamente tem sido arbitrária, porém, geralmente os compostos orgânicos apresentam carbono ligado a hidrogénio, e os compostos inorgânicos não. Deste modo, o ácido carbónico é inorgânico, entretanto, o ácido fórmico, o primeiro ácido carboxílico, é orgânico. O anidrido carbónico e o monóxido de carbono
...