Condutibilidade Elétrica
Pesquisas Acadêmicas: Condutibilidade Elétrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: landimleonardo • 3/6/2014 • 794 Palavras (4 Páginas) • 1.013 Visualizações
A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas que circulam por um condutor, quando entre as extremidades do condutor há uma ddp (diferença de potencial). Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis a olho nu, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a um terminal de geração de corrente elétrica. E quando houver uma ddp, com circulação de corrente elétrica, a lâmpada vai acender.
Nos compostos metálicos é bem simples de entender o porque eles conduzem corrente elétrica, conceituado atráves do modelo do “mar de elétrons” (figura abaixo), que consiste em agrupamentos de cátions (partículas positivas) imóveis, que são circulados por elétrons, que andam livremente em torno desses cátions, na condição de que eles não são atraídos por nenhum núcleo específico por estarem deslocalizados.
Quando utilizamos madeira ou plástico, pelo motivo de estes serem substâncias orgânicas, não existem elétrons livres em sua estrutura, por isso não há presença de corrente elétrica, o que define estes compostos como materiais não condutores.
Quando falamos em condutibilidade elétrica, podemos classificar de acordo com os tipos de ligações que formam os compostos, ou seja, podemos dividi-los em compostos iônicos e compostos moleculares, como no exemplo abaixo:
Como visto no exemplo acima, sobre substâncias iônicas, podemos classificá-las em puras e em soluções aquosas, e quando são puras, elas geralmente se encontram no estado sólido, e por isso não conduzem corrente eletrica, já que neste estado as partículas estão todas agrupadas não havendo espaço livre para os elétrons, o que faz com que não exista corrente elétrica, porém se essa substância for aquecida pode haver uma fusão que faça com que ela fique líquida, consequentemente seus elétrons ficam livres como no exemplo “mar de elétrons”, fazendo com que exista corrente elétrica. Porém esta solução iônica pode se encontrar em meio a uma solução aquosa, quando isso ocorre, é devido a ocorrência de uma dissociação iônica, o que faz com que ela conduza corrente elétrica.
Objetivos
Nesta aula, estudamos sobre a condutibilidade elétrica de compostos iônicos e moleculares, utilizando um circuito com uma lâmpada que acendia quando seus terminais eram colocados em uma solução ou material que conduziam corrente elétrica e quando não houvesse condutibilidade ela não acenderia. Após o experimento estudamos as razões da ausência de condutibilidade em alguns dos materiais estudados.
Resultados e Discussões
Sobre um vidro de relógio, adicionamos cristais de açúcar, e encostamos os eletrodos para verificar se conduzia eletricidade. Em outro vidro, reproduzimos o mesmo procedimento, porém com sal ao invés de açúcar.
Em um béquer de 100ml adicionamos açúcar e após a sua dissolução colocamos os eletrodos e verificamos se havia ou não condução de energia. E em seguida repetimos o procedimento, com sal.
Dentro de uma cuia de cerâmica, colocamos uma pequena quantidade de açúcar e a aquecemos até o açucar derreter, introduzimos os eletrodos na solução e verificamos o circuito. Em seguida, adicionamos Mg〖Cl〗_2 (cloreto de magnésio) em outra cuia de cerâmica e o aquecemos, feito isso vericamos se houve no circuito condução de corrente elétrica.
Finalizando o experimento, colocamos em um béquer de 100ml, 25ml de álcool doméstico, e verificamos o circuito após introduzir os eletrodos no álcool.
Material sólido Conduz corrente elétrica? Justificativa
Pedaço
...