Consequencias Ambientais Decorrentes Do Desenvolvimento Tecnologico
Monografias: Consequencias Ambientais Decorrentes Do Desenvolvimento Tecnologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagner_vava • 18/9/2014 • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 538 Visualizações
Consequências ambientais decorrentes do desenvolvimento tecnológico
Wagner Tomaz da Silva
Estudante, Universidade federal do Paraná, Brasil – wagnertomazdasilva@gmail.com
Resumo
Os problemas ambientais vêm crescendo muito nos últimos anos em relação aos resíduos oriundos do avanço tecnológico, devido à liberação de substancias tóxica que podem poluir regiões, ou liberação destas nos processos de fabricação. As substâncias químicas presentes nos componentes eletrônicos, como: mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população através da ingestão desses produtos. Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado o ciclo de fabricação e consumo destas tecnologias fica mais curto, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente. Surgem, então, desafios e implicações na reorientação das estratégias empresariais, de forma a incorporar de maneira consistente a análise de uma cadeia produtiva sustentável e ambientalmente mais responsável.
Palavras-chave: Lixo eletrônico, meio ambiente, impacto ambiental, resíduos.
Consequências ambientais decorrentes do desenvolvimento tecnológico
Abstract
Environmental problems have been growing in recent years in relation to waste arising from technological advances due to release of toxic substances that can pollute regions or release of these substances in manufacturing processes. The chemical substances in electronic components, such as mercury, cadmium, arsenic, copper, lead and aluminum, penetrate the soil and contaminate groundwater plants and animals through the water and can cause contamination of the population through ingestion of these products. Today, with technological advances accelerated the cycle of manufacture and use of these technologies are shorter, which can generate high environmental impacts with e-waste resulting from the production and consumption process, causing damage to the environment and human consequently be. Then come challenges and implications in the reorientation of business strategies in order to consistently incorporate the analysis of a sustainable supply chain and more environmentally responsible.
Keywords: Electronic waste, environment, environmental impact, waste.
INTRODUÇÃO
O homem é o principal responsável pela modificação do meio ambiente. A espécie humana tem uma longa história evolutiva e, como ocorre com qualquer espécie, sempre interagiu com outros seres vivos e com seu ambiente. Desde cedo se manifestou nossa capacidade de alterar a natureza tanto para melhor quanto para pior. Vivemos numa sociedade que, cada vez mais, adquire caráter global. As pessoas são grandes consumidores de alimento, roupas, produtos culturais e cada vez mais produtos tecnológicos, que por sua vez é o produto que mais agride o meio ambiente em seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO
Com o aumento da criação de indústrias e o avanço do desenvolvimento tecnológico, aumenta a poluição (seja sonora, visual e principalmente do ar, águas e solo). As indústrias necessitam de energia e essa pode ser proveniente da queima de combustíveis fósseis (liberando CO2 na atmosfera) ou da construção de hidrelétricas, entre outros. A produção dessas indústrias gera resíduos, acumulando esgoto e lixo, que agride diretamente ao meio ambiente. Abaixo segue alguns dos impactos mais relevantes ao meio ambiente.
Impactos sobre o ar: CO apresenta alta afinidade com a hemoglobina causando intoxicação por alta concentração de monóxido, CO2 apenas em grandes quantidades é prejudicial, NO e SO2 causam a chuva ácida, metais pesados e Pb são bio acumuladores que por sua vez contaminam o solo e O3 apenas é prejudicial se estiver na troposfera.
Inversão térmica: Normalmente, as camadas inferiores do ar sobre uma cidade são mais quentes do que as superiores, e tendem a subir, carregando poeira que se encontra em suspensão. No entanto em certas épocas do ano, como no inverno, as camadas inferiores ficam mais frias por um maior período de tempo. O ar frio mais denso não sobe; por isso, não há circulação vertical, e a concentração de poluentes aumenta. Aumentam assim os casos de problemas respiratórios e de ardor ocular e verifica-se um desconforto físico generalizado.
Chuva Ácida: A chuva já é naturalmente ácida (pH em torno de 5,6) devido ao CO2, um óxido ácido presente na atmosfera. Também é um fenômeno agravado pela poluição. Reação dos óxidos ácidos provenientes de queimas (completa e incompleta) com a água.
Ocorrência em áreas pantanosas, vulcões, áreas industrializadas e termoelétricas.
H2O(v) + CO2(g) H2CO3
H2O(v) + NO(g) H2NO2
H2O(v)+ SO2(g) H2SO3 + ½ O2 H2SO4
Essas chuvas alteram os sistemas aquáticos, com quebra do equilíbrio; a solubilidade de alguns sais presentes no solo é afetada; sem contar no prejuízo causado pela destruição de monumentos históricos feitos de carbonato de cálcio (CaCO3_sal orgânico que reage com os ácidos).
Efeito Estufa: É um fenômeno natural que também é agravado pela poluição. Esse fenômeno permite o desenvolvimento de espécies devido à temperatura adequada que gera. Nos últimos 150 anos o homem aumentou o uso de combustíveis fósseis ( petróleo, carvão mineral) e isso fez com que a concentração de CO2 na atmosfera aumentasse. Essa grande concentração de gases na atmosfera, principalmente o CO2, dificulta a reflexão do calor da Terra, aquecendo-a ainda mais.
Causa do agravamento: CO2 demora em média 100 anos para ser absorvidos pela planta, os países desenvolvidos não querem diminuir a emissão do CO2 e as florestas estão sendo desmatadas. As florestas que são as grandes consumidoras desta composição.
Consequências: Derretimento das calotas polares e inundação de ecossistemas, extinção de espécies que não se adaptam às mudanças climáticas, levando
...