Contabeis
Seminário: Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatysgildete • 15/9/2014 • Seminário • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 130 Visualizações
Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que todas as empresas devem ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais estão envolvidas com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.
Muitas universidades, para implementar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de expansão de mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.
Historicamente, essa área do conhecimento tem origem no advento da probabilidade, surgida na Inglaterra, em meados do século XIX. Nessa época, o título de “Atuário” era utilizado para designar o profissional que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo “Atuário” definia o matemático de seguros.
Porém essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domitius Ulpiames, então prefeito de Roma, foi reconhecido como o primeiro “atuário” da História. A matemática atuarial tornou-se mais necessária quando, no século XVII, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia. Definir uma profissão não é uma tarefa simples. Descrever a si próprio como um membro de uma profissão é reivindicar determinadas qualidades.
Freqüentemente, começamos a definir o que é profissão fazendo uma lista das características essenciais. Todas as características das profissões possuem três categorias principais: conhecimento, valores e aspectos organizacionais. Os elementos relacionados ao conhecimento incluem características como o conhecimento especializado e a linguagem própria de treinamento. Os elementos relacionados aos valores englobam o comportamento ético e o compromisso em fornecer serviços para o bem público. Os elementos organizacionais, tais como a existência de órgãos reguladores e fiscalizadores com poder disciplinar, suportam os aspectos relacionados ao conhecimento e aos valores da profissão.
Das diversas definições de um órgão profissional, destacam-se as seguintes:
Seu objeto preliminar é servir ao interesse público;
Suporta seus membros individualmente e realça seu status coletivamente;
É uma sociedade instruída que incentiva a pesquisa e facilita a troca das idéias entre seus membros;
Seus membros têm uma habilidade de especialista;
Concede uma qualificação, freqüentemente com letras designatárias, aos membros que alcançam o padrão requisitado;
Fornece os meios, e pode requerer, aos membros que adotem a educação continuada;
Estabelece códigos da conduta e padrões a serem seguidos pelos membros;
Tem um procedimento disciplinar para assegurar que os membros sigam os códigos de conduta e padrões.
De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”
A profissão atuarial é mais internacional do que muitas outras profissões. A maioria das profissões tem conferências multinacionais e sociedades educacionais para facilitar a troca das idéias, mas seus serviços são fornecidos geralmente somente em seu ambiente local, e conseqüentemente alguns padrões da prática são aplicados somente à jurisdição local. Os médicos, por exemplo, tratam geralmente somente pacientes em sua área local.
Mas algumas profissões, notavelmente atuários e contabilistas, podem ser envolvidas em prestar seus serviços à corporações multinacionais que operam em muitos países. A Associação Atuarial Internacional (IAA) serve como um fórum de discussão e deliberação para as questões profissionais da comunidade atuarial mundial.
...