Contabilidade Custo
Artigo: Contabilidade Custo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renandiognes • 28/10/2014 • 2.750 Palavras (11 Páginas) • 538 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4º semestre
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ARARAQUARA-SP
2014
Gislaine Sturaro RA: B6768J-0
Nayara Ricci RA: B7435H-0
Paula T. C. Miquiluchi RA: B77EBI-3
Renan Diognes Rocha RA: B75308-0
Taís Melo RA: B89AHD-6
APS – Atividades Práticas Supervisionadas
Apresentação de Custos da Empresa Tecnolaser
APS apresentada como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 4º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, Sob orientação do Professor Diego Wagner Santos.
ARARAQUARA-SP
2014
1. Informações sobre a empresa estudada
A Tecnolaser, situada na cidade de Matão, é uma empresa formada por três sócios, sendo dois irmãos, produtora de peças agrícolas.
Suas atividades deram início em junho de 2010, quando Ovidio Augusto Cappi resolveu abrir uma empresa para os filhos, para ajudá-los na carreira e somar com sua outra empresa, a Hidramat, que também produz peças agrícolas. Juntamente com outro investidor, Jonatas Henrique Abuchain, nasce a Tecnolaser.
Perfil da organização
Razão: Tecnolaser Matão Indústria e Comércio de Peças Agrícolas Ltda-EPP
Nome Fantasia: Tecnolaser
Abertura da empresa: Junho de 2010
CNPJ: 12.212.269/0001-10
Inscrição Estadual: 441.000.922.118
Inscrição Municipal: 115345
CNAE: 2599-3/99, 2532-2/01, 2539-0/01,3314-7/11, 4685-1/00 e 2833-0/00
Proprietários: Diego Augusto Cappi, Caio César Cappi (sócios administradores – 45% cada) e Jonatas Henrique Abuchain (sócio com capital – 10%)
Porte: Pequeno, segundo os critérios do BNDES
Área de atuação: Produção e comércio de peças agrícolas
Força de trabalho: 13 pessoas
Faturamento: Em 2013, R$3.442.674,71
Modalidade: Lucro presumido
Endereço: Av. Antônio Gorgatti, 378, Dt. Ind. Adolfo Baldan, Matão, SP
Telefone: (16) 3394-1795
2. A Contabilidade de Custos
2.1 História da Contabilidade de Custos
A contabilidade de custo se originou da contabilidade financeira, quando da urgência de verificar os estoques na indústria. Os artesãos só se preocupavam em produzir e vender, sem constituir pessoa jurídica.
A contabilidade nessa época tinha adaptação maior na parte comercial, sendo usada para averiguação do resultado do exercício. Porém, com o desenvolvimento da indústria aparece a necessidade de calcular o custo para formação de estoque. Os comerciantes, para averiguação do resultado do exercício, somavam as receitas e subtraiam dela o custo da mercadoria vendida, ocasionando o lucro bruto. Do lucro bruto eram descontadas as demais receitas, e assim achavam o lucro ou prejuízo do período. Exemplo:
(+) Vendas
(-) custo das mercadorias vendidas
(=) lucro bruto
(-) despesas administrativas
(-) despesas comerciais
(-) despesas financeiras
(=) lucro/prejuízo
No ramo comercial, o custo da mercadoria vendida era simples de ser analisado uma vez que sua combinação resulta do valor pago pela mercadoria, mais o encargo não estável e mais os fretes pagos e seguros.
Caso aconteçam alterações de estoque, utiliza-se a fórmula que contém estoque inicial, compras e estoque final para atingir o CMV.
CMV = EI + Compras – EF
No ramo industrial, o mesmo método de calculo de custo dos produtos não deve ser aproveitado, uma vez que o fabricante compra materiais e os altera, paga mão-de-obra para fabricá-los e ainda gasta com outros custos como energia, água etc., para afinal formar o produto para vender.
Nessa circunstância, na qual diversos materiais são gasto para a fabricação de um novo produto, não é fácil o cálculo de custo a ser executado. Essa complicação ou urgência fez nascer a Contabilidade de Custos, primeiramente com a intenção de avaliar os estoques produzidos e gerar o resultado do exercício.
Desde a revolução industrial a Contabilidade de Custos cresceu bastante através do conhecimento, não só para a supervisão, mas também para a organização e tomada de decisão.
A Contabilidade de Custo chega pela primeira vez com procedimento autônomo e organizado, nos Estados Unidos, envolvendo a produção industrial, principalmente estudando as dificuldades na mão-de-obra e as conseqüências no custo industrial.
Mais tarde passou a interessar com o método de custo de materiais gasto (direto), procurando uma visão global de maneira eficiente, no momento em que são analisados um dos maiores problemas da contabilidade de custo, os denominados custos indiretos de fabricação (CIF). Também chamados de despesas indiretas de fabricação,
...