Contabilidade Gerencial
Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielefernanda • 21/9/2013 • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 234 Visualizações
Resumo
A Contabilidade Gerencial é o segmento da ciência contábil em que se verifica o foco no planejamento, no controle e tomadas de decisões, ou seja, ela gera a amplitude das informações contábeis, a fim de se assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.
Nesta ATPS, entenderemos a função estratégica da Contabilidade Gerencial dentro das empresas, podendo entender a estrutura de informações operacionais que possibilitem o auxilio a todo ciclo administrativo, evidenciando todas as ferramentas aplicadas para o levantamento das informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento.
Palavra Chave: Planejamento, Informações Contábeis, Estrutura, Desenvolvimento.
Sumário
1. Introdução ..................................................................................................1
2. Etapa 1- Contabilidade Gerencial como sistema de informação ...............2
3. Conclusão ..................................................................................................7
4. Bibliografia ................................................................................................8
Introdução
Este trabalho objetiva apresentar os conceitos da forma de como analisamos o funcionamento de um sistema de informação contábil, e de como identificamos os resultados da empresa de uma maneira direcionada, aprimorando as informações necessárias para o planejameno e controle, e aplicando técnicas das outras disciplinas relativas a Contabilidade Gerencial, a fim de auxiliar o gerente ou administrador na tomada de decisão, para a melhoria da organização, ou para aquisição de algum produto ou serviço.
1
Sorocaba/SP- Brasil 2013
Contabilidade Gerencial como sistema de Informação Contábil
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
O principal fundamento da contabilidade gerencial é a construção de um sistema de informação contábil, voltados para a escrituração, registro contábil e contabilidade financeira, criando um sistema gerencial e operacional, onde atendam necessidades informacionais dos administradores para o gerenciamento de sua entidade.
Para que a informação contábil seja usada no proceso de administração é necessário que essa informação seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da empresa.
O sistema pode ser definido como elementos em interação, formando por um único conjunto de informações interdependentes, um todo organizado. Assim, definimos o sistema de informação, como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, podendo agregar uma sequência lógica para o processamento de dados transformando-os em informações relevantes, permitindo gerenciar a organização cumprindo seus objetivos principais.
• Arquitetura de um sistema de informação contábil
A informação contábil necessita atender dois pressupostos básicos, para que haja o entedimento no momento de gestão administrativa,
a) Necessidade como informação:
A necessidade de informação deve ser construida para atender os consumidores; com base nisso o contador deverá realizar um breve estudo para sua tomada de decisão gerencial com relação a analisar uma determinada mercadoria, onde cabe ao contador construir a mesma com qualidade e custos competitivos.
b) Planejamento e Controle:
O Planejamento de Controle nos da como base a elaboração de relátorios,ou seja, é
2
necessário que se tenha conhecimento para desenvolver os relatórios com foco em cada determinado diferentes níveis de informações, subsequente a elaboração dos mesmos poderemos efetuar o controle posterior, somente poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
• Fundamentos de um Sistema de informação contábil
Os pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade, são os seguintes:
a) Operacionalidade:
As informações devem ser tomadas por meio de relatórios elaborados conforme a necessidade, não permitindo duvidas ou perguntas diversas que não contenham no objeto do relatório. Podemos definir como operacionalidade, que tal a realização de relatório dos colaboradores que trabalham com que informação contábil, devem ser precisas, ou seja, para quem os elaboram devem ser entendidos por quem os utiliza.
b) Integração:
Podemos considerar um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas responsáveis para o gerenciamento das informações estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil. Todos devem se basear em somente um único sistema de informação.
A caracterização de um sistema de informação integrado se realizará pela coleta dos dados operacionais que deverá ser utilizada em todos os seguimentos do sistema de informação contábil. Exemplificando, quando efetuado o pagamento de determinada despesa, a mesma classificação dada pela contabilidade financeira deverá ser dad pela contabilidade e formação de custo.
3
c) Custo da informação:
O sistema de informação contábil deve ser analisado como custo-benefício para a empresa, deve apresentar uma relação de custo abaixo dos benefícios que proprocionem a entidade.
• Abrangência do sistema de informação
O sistema de informação contábil gerencial deve abranger necessariamente todas as áreas da contabilidade e finanças, com informações desenvolvidas
...