Contabilidade ambiental
Resenha: Contabilidade ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walrielli • 14/5/2014 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
Este trabalho apresentou os assuntos ligados a contabilidade aplicada, evidenciando os lançamentos contábeis e referenciando-se aos assuntos ligados a áreas ambientais, sobre ativos e passivos ambientais sobre tipos de culturas utilizadas e as culturas permanentes e temporárias.
Como se pode notar, a Contabilidade Ambiental exerce grande importância para uma entidade que utiliza os recursos naturais para produzir seus produtos e serviços.
Nesse contexto, a Contabilidade Ambiental nada mais é do que a Ciência Contábil voltada para os acontecimentos de natureza ambiental, com o objetivo de registrar os fatos contábeis que envolvem o meio ambiente.
Nesse sentido, os Ativos e Passivos Ambientais são reconhecidos em linhas a parte
nas demonstrações, ou seja, em contas ou grupos específicos, o que proporciona a melhor identificação destes como sendo fatos de natureza ambiental, sendo os ativos, os bens e direitos adquiridos com a finalidade principal de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente e os passivos, as obrigações originárias de danos causados ao meio ambiente e, não diferente dos ativos, que sua origem esteja relacionada com a aquisição de serviços, bens e direitos voltados à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.
Em se tratando de mensuração, como os ativos e passivos da Contabilidade Societária, na Contabilidade Ambiental, ela é feita conforme a teoria contábil, adotando os métodos de valores de entrada e valores de saída, sendo os valores de entrada o custo histórico, custos correntes e custo corrente corrigido e os valores de saída os preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa e valores de liquidação.
Na evidenciação, com exceção de algumas demonstrações que são direcionadas para informações sociais e ambientais como o Balanço Social e o Ecobalanço, todos são evidenciados nas mesmas demonstrações contábeis exigidas pelos órgãos regulamentadores em nosso país como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Dessa forma, ao se analisar as demonstrações, os usuários das informações poderão notar que, através da Contabilidade Ambiental, os fatos ocorridos com o meio ambiente podem ser reconhecidos, mensurados e evidenciados.
Por fim, com tantos fatos que ocorrem e que influenciam o meio ambiente, nada melhor do que uma ferramenta para auxiliar as entidades a evidenciarem estes fatos, sendo a Contabilidade Ambiental essa ferramenta essencial no gerenciamento e controle das atividades ambientais.
A contabilidade ambiental está em processo de evolução no Brasil. Por ser um tema relativamente novo, muito pode ser discutido e estudado, pois sua prática ainda não está regulamentada. Logo, o papel fundamental da contabilidade é incentivar as empresas a implantarem gestões ambientais com o objetivo final de preservação do meio ambiente, sem se esquecerem de tratar os retornos que essa prática traz à empresa. O trabalho realizado, apesar da escassez de material sobre o tema apresentado, evidencia a necessidade de aprofundamento dos estudos nessa ciência que, cada vez mais, mostra-se ligada ao meio ambiente onde vivemos.
...