Cravo Da India
Monografias: Cravo Da India. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emillypitol • 29/4/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 891 Visualizações
SUMÁRIO
1. - Introdução ..................................................................................................... 2
2. Objetivo Geral .................................................................................................2
2.1 Objetivos Específicos .....................................................................2
3. Materiais........................................................................................3
4.- Resultados e Discussões ................................................................................. 3
5.- Conclusão ......................................................................................................4
6.- Referências Bibliográficas ............................................................................4
INTRODUÇÃO
O cravo da Índia tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco. Atualmente, este óleo é usado como matéria-prima na indústria farmacêutica, cosmética e odontológica. O óleo de cravo é um potente antioxidante. É usado como anestésico e antisséptico.
O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra.
O alto conteúdo em eugenol é o que proporciona ao óleo essencial propriedades anti-sépticas, bactericidas, fungicidas, parasiticidas e antioxidantes. Esse óleo pode ser isolado submetendo o cravo à destilação por arraste com vapor.
Em sua grande maioria os óleos essenciais possuem aromas fortes. Sendo estes compostos voláteis produzidos pelas plantas para a sua sobrevivência podendo ser encontrado nas flores, cascas de frutos, folhas e pequenos grãos, raiz, cascas de árvores, resinas da casca e sementes.
Para a obtenção do óleo essencial presente no cravo-da-índia é comumente utilizado a destilação por araste de vapor, que nada mais é do que a destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos com água. Este tipo de técnica de extração baseia-se na destilação com arraste à vapor sob baixa pressão. Ao ser extraído, a água vaporizada e óleo, condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada com funil de decantação, pois o líquido extraído é uma mistura de composto polar e apolar, constituindo assim uma mistura de líquidos imiscíveis.
A técnica é possível por que a pressão total de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais, isso permite que a mistura ferva numa temperatura inferior ao ponto de ebulição de qualquer um dos componentes da mistura, por exemplo o da água que corresponde a 100ºC.
2.OBJETIVO GERAL
Obter óleo essencial eugenol a partir do cravo-da-índia.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprender sobre a técnica de extração por arraste de vapor;
3.MATERIAIS
Materiais
- Erlenemeyer
- Béquer
- Balança analítica
- Pérolas de vidro
-Bico de Bunsen
- Balão de fundo redondo
- Funil de decantação
- Espátula
- Manta aquecedora
- Condensador de Liebig
-
...