Currículo Questões Atuais
Artigos Científicos: Currículo Questões Atuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valmar1983 • 22/10/2014 • 358 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Análise Crítica do capítulo 3: “ Novas Tecnologias e currículo” do livro “Currículo: questões atuais.
A autora no texto questiona o uso da tecnologia nas instituições escolares. Como o computador é utilizado para o ensino e aprendizagem, entre professores e alunos. As diferenças entre escolas particulares e públicas, referente às condições financeiras para manter Software e até mesmo Hardware de melhores qualidades para oferecer uma aprendizagem considerada mais importante e de acordo com os interesses dos fabricantes e do mundo capitalista no qual se vive hoje, controlando e distribuindo dessa forma o conhecimento.
Valores da tecnocratização do social e da escola, a globalização associadas ao discurso neoliberal; ideologia da eficiência e da qualidade técnica para ensinar como se não houvesse outras formas. È verdade sim que o progresso define e estabelece o que deve ser tratado pela escola. O “endeusamento” chamado desta forma pela autora, em relação à Tecnologia, “a eficiente forma de pensar ao ser humano” ; manipula sentidos, algo que se pode conseguir apenas pela experiência humana.
A autora no texto questiona o que realmente esta sendo ensinado e quais são os valores que estão sendo passados através do uso da tecnologia (como o computador) nas escolas. Os currículos escolares podem sim estar submetidos a esse poder cibernético, que é construído por empresas que determinam como utiliza-la. Mas como não usa-los em um mundo que é totalmente informatizado ou como mudar o seu uso nas instituições escolares.
É fato que muitos educadores não conseguem acompanhar o processo tecnológico e muito menos entendê-lo para poder usa-lo com liberdade e segurança. O Currículo escolar é alterado de acordo com o progresso mas não prepara o docentes para manipular o sistema ou mesmo fazer parte de sua criação.
Os conhecimentos são determinados, orientados e direcionados como a correção de texto. Esse método ajuda muito, mas o usuário se prende ao conhecimento que é considerado “verdadeiro” e deixa de raciocinar e desenvolver a sua maior potencialidade que é o cérebro.
...