Câncer De Mama
Monografias: Câncer De Mama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariangelajesus • 10/4/2014 • 893 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
O câncer de mama
O câncer ocorre no organismo através da reprodução de células irregulares e que o sistema imunológico não consegue reprimir. Ele é como uma patologia maligna com grande incidência na população do Brasil e tem feito muitas vítimas em razão do diagnóstico tardio, principalmente nos indivíduos de classes sociais de baixo poder aquisitivo. (ABREU; KOIFMAN, 2002).
O câncer de mama consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno (ROSSI; SANTOS, 2003). Dentre as neoplasias malignas, o câncer de mama, tem sido responsável pelos maiores índices de morte no mundo, tornando-se uma das grandes preocupações em saúde pública, no que diz respeito à saúde da mulher. (BRASIL, 2011).
O câncer de mama é considerado a maior causa de mortalidade de mulheres brasileiras entre 40 e 69 anos. Pesquisas realizadas pelo INCA mostram que são esperados 52.680 novos casos de câncer nessa região do corpo feminino, chegando a com um risco estimado de 52 mortes a cada 100 mil mulheres. Esses números mostram o crescimento da doença comparados com o ano de 2009, quando a previsão foi 49 mil novos casos de câncer de mama (BRASIL, 2011).
Os primeiros sinais do câncer de mama, geralmente, estão relacionados com pequenos nódulos formados nas glândulas mamárias e que podem ser detectados no ato de apalpá-las. Mas, também, pode aparecer mediante uma secreção do mamilo, além de alterações na pele ou dor na mama por uma massa palpável.
Segundo Davim (2003), o processo de formação de câncer é lento, podendo levar vários anos para que uma célula se prolifere e dê origem a um tumor palpável. A manifestação mais comum ainda é reconhecia pela própria paciente no autoexame e perceber a presença de massas discretas e áreas de condensação irregular do tecido glandular da mama.
Para Martins (2009), os fatores de risco determinam os grupos de mulheres expostas a maior probabilidade de desenvolverem o câncer de mama e que deverão ser examinadas com maior cuidado e frequência. Este tipo de câncer está associado a inúmeros fatores de risco: o envelhecimento, história de câncer na família e menopausa após os 50 anos de idade, dentre outros fatores.
Outros fatores como a menarca precoce (antes de 11 anos de idade), nuliparidade, idade da primeira gestação acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal, dieta rica em gordura animal e pobre em fibras, obesidade após a menopausa e exposição a radiações ionizantes estão bem estabelecidos em relação ao câncer de mama. (BRASIL, 2011)
O tratamento do câncer de mama é feito através de várias modalidades como a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e reabilitação. Estas modalidades têm apresentado bons resultados, pelo fato de controlar o tumor em seu início e evitar futuras complicações. Dependendo do estágio da doença, o tratamento exige a combinação de vários métodos que possam reduzir as perdas anatômicas, preservar a estética e a função dos órgãos comprometidos. (ROSSI; SANTOS, 2003).
Um dos métodos utilizados para o tratamento do câncer de mama é a sua retirada por meio de uma cirurgia nos casos em que o câncer já esteja em estado avançado.. Trata-se da mastectomia destinada à remoção do tumor visível, gerando problemas de ordem física e psicológica para as mulheres vítimas dessa neoplasia maligna (ALVES, 2011).
As estatísticas publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que
...