DENSIDADE
Projeto de pesquisa: DENSIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarenMiranda • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 862 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
Sumário -
1. Introdução 3
2. Aula 1 3
III.1) Primeira Parte 4
III.2) Segunda Parte 4
III.3) Terceira Parte 4
IV) Resultados 4
IV.1) Primeira Parte 5
IV.2) Segunda Parte 5
IV.3) Terceira Parte 5
V) Discussão 6
VI) Conclusão 6
VII) Referências Bibliográficas 6
Introdução
A experiência realizada teve o intuito de determinar a massa específica e a densidade relativa - ou simplesmente densidade - de determinadas substâncias. Muitas vezes, confunde-se densidade com massa específica, talvez por serem semelhantes quanto ao âmbito da fórmula, mas estas diferem justamente pelo fato de a densidade ser adimensional enquanto que a massa específica possui uma determinada unidade. Isto ocorre porque a massa específica é calculada a partir de dados experimentais de uma substância, enquanto que a densidade é calculada a partir de uma substância, a qual é tomada como referência para se calcular a densidade de outras substâncias. Geralmente, essa substância referência é a água.
A determinação da massa específica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica e da densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o “peso” dessa substância. Se a sua massa específica for maior que a do líquido, cuja densidade é tomada como referência, a localização desta substância numa proveta, por exemplo, será abaixo do líquido; sendo menor a massa específica, esta ficará na superfície.
Material Utilizado:
Para realizar a experiência, o material utilizado foi:
Uma proveta de 50 ml;
Balança analítica;
Água;
Álcool Etílico;
Glicerina P.A;
Esfera de Chumbo;
Béquer 100 ml;
3. Procedimento
3.1. Passo 1 - Cálculo da massa específica ou densidade absoluta das seguintes amostras: água, álcool e glicerina.
Primeiramente determinou-se a massa de um béquer limpo e seco de 100 ml através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, acrescentou-se 5 ml de água ao mesmo béquer e determinou-se a nova massa. A partir dos dados coletados foi possível determinar a massa de água. Esta operação foi repetida mais duas vezes, porém em cada repetição foram utilizados álcool e glicerina, respectivamente, ao invés de água. Por fim, calculou-se a densidade relativa das outras substâncias em relação a água.
3.2. Passo 2 - Cálculo da massa específica de uma amostra de esfera de chumbo.
Determinou-se a massa de uma amostra de chumbo através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, calculou-se a massa específica do zinco.
3.3. Passo 3 - Cálculo da densidade relativa das amostras, através do método da proveta graduada. Amostra: Pb.
Primeiramente determinou-se a massa da amostra de chumbo através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, mediu-se 5 ml de água em uma proveta de 50 ml. Introduziu-se a amostra na proveta contendo água. Verificou-se e anotou-se o aumento de volume. Por fim, calculou-se a massa específica e a densidade relativa dessas substâncias, utilizando o valor da densidade da água encontrado na primeira parte do experimento.
IV) Resultados:
Água (H2O)
d= m/v →(4,463 g)/(5 ml) →d=0,8926 g/ml
Álcool Etílico (C2H6O)
d= m/v →(3,688 g)/(5 ml) →d=0,7376 g/ml
Glicerina (C3H8O3)
d= m/v →(5,133 g)/(5 ml) →d=1,0266 g/ml
...