DETERMINAÇÃO DO ESTUDO DE MOVIMENTO
Tese: DETERMINAÇÃO DO ESTUDO DE MOVIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: giovanabonatti • 3/10/2014 • Tese • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 309 Visualizações
Uma pessoa em sua casa, um Industrial com seus operários e máquinas ou um comerciante no seu balcão, terão sempre de procurar a melhor forma de fazer, ou o melhor método de executar as ações que façam parte do objetivo que têm, seja preparar um prato na cozinha de casa, produzir uma peça na indústria, ou vender um artigo de vestuário na loja.
A principal razão pela procura constante do melhor método de executar um trabalho é a economia do esforço humano, na mão-de-obra utilizada, economia de material, economia de equipamentos e instalações.
Na nossa casa, o melhor método de preparar a comida vai trazer como vantagem um esforço menor empregado pela dona de casa ou cozinheira, que vai andar menos metros entre o fogão e a pia, onde se preparam os alimentos e vai gastar menos alimentos porque os prepara com utensílios mais apropriados.
Da mesma forma, melhores métodos vão trazer economia de materiais e reduzindo refugo e sobras ou utilização de material mais barato que dê o mesmo resultado e ainda economia de equipamentos, máquinas e instalações por serem mais adequados às operações que realizam e também melhor Layout.
O estudo dos Métodos de Trabalho, a Determinação de melhor Método de Trabalho, são ferramentas essenciais para a melhoria da produtividade no setor Industrial.
O objetivo principal do Estudo de Métodos de Trabalho é o melhor resultado obtido através de:
a) Economia de mão-de-obra, melhor balanceamento e utilização mais adequada de pessoal mais ou menos especializado, com redução de fadiga e acidentes de trabalho;
b) Economia de material pela redução de refugo e sobras, utilização de material de menor preço, mas de características semelhantes;
c) Economia de máquinas e instalações, utilizando ferramentas adequadas, nas máquinas adequadas, com custo de amortização menor, menor consumo de energia;
d) Redução do custo do produto, por se obter quebra menor, melhor qualidade para preço estabelecido, padronização e simplificação de linha de produtos.
Por vezes um estudo de Métodos de Trabalho é feito em razão específica independente do custo, por exemplo, reduzir o consumo de materiais críticos ou uso de máquinas e equipamentos críticos, ou então eliminar gargalos de produção ou criar menos espaços, ou obtendo produção mais rápida.
3) DEFINIÇÃO DO ESTUDO DE MOVIMENTOS
Um pouco de História
Frank Gilbreth trabalhava em uma empresa construtora de edifícios e ao analisar as diversas operações realizadas por operários, notou que, para o assentamento de tijolos, cada pedreiro tinha o seu próprio método e ainda que o pedreiro não empregava sempre o mesmo método, usava uma série de movimentos quando trabalhava depressa, outro quando trabalhava mais devagar e ainda outro quando ensinava o serviço a um ajudante.
Isto despertou no seu espírito as seguintes questões:
Qual desses métodos é o melhor?
Qual é a melhor forma de executar esta operação?
A resposta veio depois de muitos estudos, tendo conseguido ele um método bem melhorado.
Ficou tão entusiasmado com os resultados que montou um Laboratório de Pesquisas e Investigação destes assuntos, a qual deu o nome de “Estudos de Movimentos”. Destes estudos e técnicas realizados pelos Gilbreth, Frank e a esposa Lílian, é que desenvolveu toda a estrutura atual do Estudo de Métodos.
O objetivo fundamental do estudo de movimentos é a redução ao mínimo de movimentos desnecessários para realizar uma operação.
O estudo de movimentos é uma sistemática, empregada para analisar operações, melhorar sua execução e reduzir seus custos e se aplica a:
Em relação aos homens: se estudam os movimentos que executa, reduzindo os movimentos necessários para a execução de uma tarefa, tornando-os simétricos quando possível, usando as duas mãos ou os dois pés, sentado em vez de ficar de pé, utilizando dispositivos que reduzam seus esforços.
Em relação a materiais, se estudam os movimentos necessários para que as matérias primas usadas na operação cheguem e saiam ao local de trabalho de maneira mais racional, evitando transportes intermediários desnecessários entre as operações.
Em relação a Métodos e Processos, se estuda cada operação de um processo como uma análise detalhada, para eliminar toda operação desnecessária e com o objetivo de determinar o método mais rápido e melhor para executar cada operação necessária; padroniza o equipamento, os métodos e se determina então o tempo em que um homem pode executar um dado trabalho.
4) FUNDAMENTO DO ESTUDO DE TEMPOS
Precursores dos estudos de tempos e movimentos.
A história da civilização, com a evolução das ferramentas desde a pedra lascada até a diversidade de máquinas atuais, oferece o melhor exemplo da constante
...