DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CÍTRICO
Artigos Científicos: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CÍTRICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irislaine • 7/9/2014 • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 6.518 Visualizações
INTRODUÇÃO
CARACTERISTICAS DO ÁCIDO CÍTRICO
O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. Sua formula química é C6H8O7
As propriedades físicas do ácido cítrico estão resumidas na tabela ao lado. A acidez do ácido cítrico é devida aos três grupos carboxilas -COOH que podem perder um próton em soluções. Como conseqüência forma-se um íon citrato. Os citratos são bons controladores de pH de soluções ácidas.
Os íons citratos formam sais denominados citratos com muitos íons metálicos. O citrato de cálcio ou "sal amargo" é um importante citrato, que se utiliza geralmente na preservação e condimentação dos alimentos. Além disso, os citratos podem quelar íons metálicos, e utilizar como conservantes e suavizadores de água.
Na temperatura ambiente, o ácido cítrico é um pó cristalino branco. Pode existir na forma anidra (sem água), ou como monohidrato que contém uma molécula de água para cada molécula de ácido cítrico. A forma anidra se cristaliza em água quente, enquanto a forma monohidratada do ácido cítrico se cristaliza em água fria. O monohidrato pode ser convertido na forma anidra aquecendo-se acima de 74 °C.
Quimicamente, o ácido cítrico compartilha as características de outros ácidos carboxílicos. Quando aquecido acima de 175 °C, se decompõem produzindo dióxido de carbono e água.
A DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO EM SUCOS DE FRUTAS
O ácido cítrico é um ácido que ocorre naturalmente, que, como está implícito no nome, é encontrada em todas as frutas cítricas.
O ácido cítrico é um componente natural e comum metabólito de plantas e animais. É o mais versátil e amplamente utilizado ácido orgânico em alimentos, bebidas, detergentes e produtos farmacêuticos. Devido à sua funcionalidade e aceitabilidade tal é utilizado em industrias.
Os ácidos orgânicos contidos nos alimentos influenciam muito da aceitação de um determinado alimento, já que modificam suas propriedades sensoriais. A acidez de um alimento também pode ser um indicativo de deterioração do produto e conseqüentemente da qualidade. É importante saber o teor de acidez de um determinado alimento por que ela é importante na manutenção do equilíbrio ácido – base no organismo. Já o pH funciona como um indicativo de atividade microbiana, enzimática e do grau de maturação de alguns frutos.
Uma titulação é um meio de análise quantitativa em que a substância a ser medido (em uma solução líquida) é feito reagir estequiometricamente com outro reagente chamado de titulante. O fim da reação é geralmente sinalizado com o aparecimento de uma cor de uma outra substância não interferente chamado um indicador. No caso da titulação de ácido cítrico, uma quantidade conhecida de suco é medido em um balão de Erlenmeyer com uma solução de indicador contendo fenolftaleína (indicador). Hidróxido de sódio, a uma conhecida concentração, é então cuidadosamente adicionada na amostra até que todo o ácido tem reagido.
Quando todo o ácido for completamente neutralizado, a adição de solução de hidróxido de sódio, o titulante, faz com que a solução para se tornar básica será marcada pelo aparecimento de uma cor rosada na solução do suco cítrico.
OBJETIVO
O objetivo desta prática é a determinação do teor de ácidez cítrica em suco de frutas como a laranja natural, limão, maracujá e laranja industrial.
MATERIAIS E REAGENTES
Equipamentos e vidrarias
• Balança analítica
• Bastão de vidro
• Béquer
• Bureta de 50 mL
• Erlenmeyer de 250 mL
• Garra metálica
• Pêra de borracha
• Pipeta volumétrica
• Suporte universal
• Funil
Reagentes
• Suco de frutas (laranja natural, limão, maracujá e laranja industrial).
• Solução de fenolftaleína.
• Hidróxido de sódio
• Água
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Pesou-se 0,400g de NaOH a 0,1 mol.
C: m1 ÷ mm.v
0,1 . m1 ÷ 40.0,10 = 0.400 g
E preparou-se a solução de NaOH a ser utilizada na titulação.
Adicionou-se 100 ml de água destilada em um balão volumétrico, juntamente como o NaOH agitando até dissolver por completo.
Separou-se o material a ser utilizado e enumerou-se os Erlenmeyers em 1, 2 e 3 para a respectiva titulação.
Pipetou-se 2ml de suco de limão, adicionou-se 5ml de água destilada agitando bem a mistura no Erlenmeyers.
Adicionou-se três gotas de solução fenolftaleína.
...