DEZ NO AMBIENTE DO TRABALHO
Trabalho acadêmico: DEZ NO AMBIENTE DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoaquino • 9/5/2014 • Trabalho acadêmico • 3.282 Palavras (14 Páginas) • 174 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 CONCEITOS BÁSICOS 5
3.1 ROTINAS TRABALHISTAS 5
3.1.1 AVISO PREVIO 5
3.1.2 AS MODALIDADES ......................................................................................5
3.1.2.3 DOCUMENTOS 7
4 TENÇOES NO AMBIENTE DE TRABALHO 7
4.1 ESSTRESE 7
4.1.2 NEM TODO ESTRESSE É RUIM 7
4.1.2.3 GRUPOS DE FATORES POTENCIAIS DE ESTRESSE NO TRABALHO 8
4.1.2.3.4 QUANDO A ORGANIZAÇAO DEVE ADMINISTRAR O ESTRESSE 8
5 ANALISE MERCADOLOGICA REGIONAL 8
5.1 TAXA DE DESEMPREGO 8
5.1.2 SETOR QUE MAIS DEMITE 10
6 PROCESSO CONTABIL 13
7 AMBEINTE EMPRESARIAL 14
8 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre temas importantes o trabalho tem como objetivo abordar ,os temas essenciais para o básico conhecimento das disciplina estudadas durante o semestre.
Pode afirmar a importância que tem a contabilidade com seus conteúdos, como por exemplo, a gestão de rotinas trabalhistas na área de recursos humanos, e gestão de comportamentos de pessoas são interessantes também notar a influencia dos fatores ambientais sobre as organizações, a importância da economia para o contador.
.
2 OBJETIVO
O objetivo aqui é apresentar a teoria da contabilidade e seus objetivos passando informação desde suas formas mais simples até as mais complexas, procurando passar de forma objetiva para os administrador e governos que necessitam das informações contábeis.
3 CONCEITOS BÁSICOS
3.1 ROTINAS TRABALHISTAS
As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mais pelas obrigações e consequências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitira que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.
3.1.1 AVISO PREVIO
O aviso prévio e uma comunicação da rescisão do contrato de trabalho por umas das partes, empregado ou empregador que decide extingui-lo, com a antecedência para o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação ao mercado de trabalho.
3.1.2 AS MODALIDADES
Ocorrendo a rescisão de contrato de trabalho sem justa causa por iniciativa do empregador, poderá ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado, que é no mínimo de trinta dias ou no máximo de noventa dias dependendo do tempo de serviço prestado ao empregador, da mesma forma quanto o empregado pede demissão.
Quando o aviso prévio for trabalhado, o empregado tem que continuar exercendo sua função normalmente ate que o prazo de contrato se expira dai o empregado tem que sair da empresa dê acordo com o artigo 466, CLT. O empregado que cumprir o aviso prévio trabalhado terá o direito de redução de duas horas diárias sem prejuízo do salario. Pode também o empregado optar por faltar sete dias corridos em vez da redução das duas horas diárias. (Paragrafo único do artigo 488)
Já o aviso o aviso prévio indenizado da ao empregado o direito de uma indenização referente a um salario do empregado, não sendo necessário cumprir o período de trabalho estipulado em lei.
3.1.2.3 DOCUMENTOS
O prazo para o pagamento da rescisão do contrato de trabalho deve ser pago no 1°dia útil imediato ao termina o aviso prévio, se for cumprido o aviso prévio a rescisão devera ser paga no primeiro dia logo após que termina o contrato. Mais se o aviso for indenizado deve-se pagar ate o decimo dia útil contando a partir da notificação.
PROVENTOS E DESCONTOS
Quando o trabalhador e demitido ele recebe o fundo de garantia, o seguro desemprego nas parcelas proporcional ao tempo de serviço. O salario e todas outras verbas devidas como: Saldo de salario, horas extras, gratificação ou adicionais do período de férias vencidas proporcionais e indenizadas com mais 1/3 e também o decimo terceiro salario proporcional ou indenizado caso ele tenha sido dispensado do cumprimento do aviso prévio. Também é descontado do trabalhador as seguintes verbas: INSS, contribuição sindical se for o caso e também IRRF, e vale transportes.
FGTS NA RECISÃO
O FGTS e uma conta vinculada que e aberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente na caixa econômica federal onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8%; 9% ou 11% dependendo da remuneração recebida pelo empregado.
Na demissão sem justa causa, o empregado devera depositar na sua conta vinculada uma multa correspondente a 50% do valor do saldo constante na sua conta vinculada do empregado, sendo 40%do empregado e 10% para contribuição sociais de que trata a lei complementar n.110, de 26/06/2001.
COMUNICAÇAO DE DISPENSA
Devem ser entregue três documento ao funcionário que são. O termo de rescisão do contrato de trabalho, com os dados do trabalhador e os valores pagos a ele expostos detalhadamente. Deve ser entregue também ao trabalhador as guias de seguro-desemprego (para quem trabalhou no mínimo seis meses na empresa e não foi dispensado por justa causa), e também as chaves de conectividades (documento que possibilita ao funcionário ir a caixa econômica federal e acessar o FGTS).
...