DIFERENÇA NO VALOR DA VENDA
Projeto de pesquisa: DIFERENÇA NO VALOR DA VENDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josenorberto • 13/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 275 Visualizações
Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ NORBERTO DE HOLANDA JUNIOR
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
Caruaru
2014
JOSÉ NORBERTO DE HOLANDA JUNIOR
TEMA: Gestão Industrial
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis
UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a
Disciplina :Estrutura das Demonstrações Contábil
Prof.(a): Ariquemes
Caruaru
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vou relatar e trazer conceitos de especialistas, professores, doutrinadores, sobre a vida prática de uma empresa quanto a sua contabilidade, os princípios que os profissionais devem seguir para a correta aplicação das ciências contábeis,vem apresentando tópicos da contabilidade que pode muitas vezes facilitar o nosso dia à dia tanto pessoal como profissional, é muito importante que nós planejamos as atividades do dia a dia , com isso facilitamos bastante nossas realizações através de orçamento e planejamento. A gestão industrial diz respeito principalmente a contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de maquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.
Assunto
DIFERENÇA NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS
Convém explicar o que são custos. Para Martins (2003 p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviços utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio ( em tempo, dinheiro, esforço, etc). Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões 2.1.1 Nas industrias segundo costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos a fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle. 2.1.2 No comercio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS - Primeiro que entra, Primeiro que sai ou Custo Médio Ponderando.
METODOS DE CUSTEIO
Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção. De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.
Custeio Variável
É um método de custeio em que apenas os custos de matérias diretos são incluídos como custos do produto, todos os outros custos são considerados do período em que foram incorridos, em especial as outras variáveis são deduzidos como dispersas do período.
Exemplos de um resultado do custeio variável para Companhia Strassen para 2003, 2004 e 2005.
A margem de contribuição do custo variável é igual a receita, menos todos os custos de matérias diretos dos produtos vendidos. Compare as quantias dos lucros operacionais relatados no quadro
Anos 2003 2004 2005
Lucro operacional do custeio por absorção 16.800 14.600 26.700
Lucro operacional do custeio marginal 13.800 16.850 22.950
Lucro operacional do custeio variável 12.000 18.200 20.700
Também chamado de custeio direto do tipo tradicional leva em consideração apenas os custos variáveis que integram o produto. Esse sistema faz com que as despesas da empresa aumentem diminuindo o lucro. Embora não aceito pelo Fisco esse sistema é útil para fins gerencias.
Custeio Absorção
É um método de custeio do produto no qual todos os custos
...