DIREITO AMBIENTAL
Dissertações: DIREITO AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisinha • 4/10/2013 • 407 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Torna-se imprescindível, e não apenas relevante, a introdução e a prática do direito ambiental por todas as ramificações da sociedade, uma vez que a natureza encontra-se em estado total de alerta. Acredito que, o primeiro passo deve ser realizar uma política de conscientização em massa, por parte, não somente das empresas, mas também do governo e dos meios de comunicação em geral. O fato é que o meio ambiente pede socorro, e que as fontes naturais estão se esgotando, o que nos remete a uma grande reflexão, levando-nos a acreditar que não se trata apenas de conservar, mas tentar reverter todo o mal já causado, seja por políticas mal sucedidas, que tem por consequência o crescimento desordenado ou por uma cultura retrógrada que acredita em fontes inesgotáveis de consumo. Há ainda uma terceira hipótese, que nos leva a pensar somente na ambição do ser humano, acarretando, de forma massiva e rápida, a destruição bruta do meio ambiente sem medição dos resultados negativos. E as sequelas estão aí, catástrofes gigantes que presenciamos todos os dias, pessoalmente ou nos telejornais.
Mas, ainda existe uma esperança, e esta está depositada nas empresas modernas e suas ações ecologicamente corretas. Você compraria produtos, ou usaria serviços de uma instituição que não se preocupa com a nocividade de suas ações? Outro dia li uma matéria no face book referente a uma empresa que usa animais silvestres, alguns até mesmo em extinção, para testes em seus produtos no ramo de cosméticos. É surpreendente saber, que em pleno século XXI os seres, considerados humanos, ainda conseguem agir dessa forma. Consumir produtos dessa, ou de qualquer outra instituição que age dessa maneira, é contribuir com a destruição da nossa fauna e flora, e, da mesma forma, a empresa envolvida tem sua imagem degredada, uma vez que encontra pelo caminho, consumidores preocupados com o fator sustentabilidade.
Mas, infelizmente, ainda se faz necessário a repreensão de forma jurídica, sabendo que a população ainda não está totalmente conscientizada no que diz respeito à sustentabilidade e preservação ambiental, assim como as instituições envolvidas. A aplicação de multas e a fiscalização, amparadas por lei, faz com que haja certo controle e a diminuição de algumas tragédias ecológicas, muitas vezes, irreparáveis, depois de ocorridas.
Faz-se necessário aplicar a lei, assim destacando a atuação de conservação da imagem das empresas umas vez que, de forma, praticamente obrigatória, a preservação ambiental é praticada, mesmo que, sem a menor das intenções!
...