De acordo com o BRASIL
Projeto de pesquisa: De acordo com o BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flor452 • 25/4/2014 • Projeto de pesquisa • 3.632 Palavras (15 Páginas) • 220 Visualizações
INTRODUÇÂO
A Nutrição é definida como o processo pelo qual ingerimos os nutrientes essenciais e os usamos para obter outras substâncias de que o nosso corpo necessita. Ela desempenha um papel multidimensional na qualidade de vida porque contribui para o bem estar físico, psicológico e interpessoal, O conceito de Nutrição implica em ingerir alimentos que contenham nutrientes essenciais nas quantidades necessárias à manutenção dos processos de funcionamento do corpo e consequente promoção da saúde. Contudo, nem sempre isso é possível, pois existem fatores internos e externos que interferem na alimentação humana, com o decorrer dos tempos a correria do dia a dia os maus hábitos alimentares os chamados Fast-food, transtornos alimentares e inúmeras outras causas que acabou atacando a população e desencadeando diversas patologias relacionadas à nutrição.
Segundo o BRASIL (2011, p. 11);
A politica nacional de alimentação e nutrição tem como proposito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
Cumpre elucidar que essa pesquisa tem por foco enfatizar a patologia de doenças nutricionais, e seus agravos. Essa pesquisa traz por base destacar algumas doenças relacionadas à nutrição. Em suma a pesquisa partiu de uma metodologia bibliográfica e explicativa. Desse modo acreditamos que essa técnica foi sumamente eficaz e eficiente para a elaboração da pesquisa.
5
1. ANOREXIA NERVOSA
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens.
Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%.
Segundo o Guia de Alimentação Saudável (2008, pg.16):
As pessoas com anorexia nervosa tem uma falsa percepção do próprio corpo e peso e estão convencidas, mesmo com todas as provas em contrario, de que são gordas ainda que sejam muito magras. Perdem peso deliberadamente recorrendo a vários métodos, como dietas, exercício em excesso, vômitos e uso de laxantes. Em geral as pessoas afetadas esforçam-se muito para ocultar essas estratégias e escondem-se a perda de peso. O problema pode causar alterações dos níveis hormonais que podem afetar o crescimento durante a adolescência e a ocorrência da menstruação em meninas e mulheres. Nos casos graves, a perda de peso pode colocar a vida em risco.
1.1 SINTOMAS
São sintomas característicos da anorexia:
Perda exagerada e rápida de peso sem nenhuma justificativa (nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17);
Recusa em participar das refeições familiares (anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome);
Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos (os pacientes chegam a ingerir apenas 200 kcal por dia);
Interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão das características femininas;
Atividade física intensa e exagerada;
Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
Visão distorcida do próprio corpo (apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam estar com excesso de peso);
Pele muito seca e coberta por lanudo (pelos parecidos com a barba de milho).
6
1.2 CAUSAS
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença:
1) Predisposição genética, 2) conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como padrão de beleza e elegância, 3) pressão da família e do grupo social e 5) alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente na concentração de serotonina e noradrenalina.
1.3 GRUPOS DE RISCO
Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, especialmente, estão sujeitos a sofrer pressão para reduzir o peso corporal como forma de conseguir melhor desempenho nas competições e espetáculos;
Outro grupo de risco é constituído pelas adolescentes. Na verdade, a faixa etária está baixando nos casos de anorexia. A família precisa observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e sempre encontram uma desculpa para não participar das refeições em casa.
1.3 TRATAMENTO
Uma vez diagnosticado um quadro de anorexia, a reintrodução dos alimentos deve ser gradativa, a fim de evitar maior sobrecarga cardíaca. Há casos em que se torna imprescindível a internação hospitalar para que a oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a aliviar os sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento desses pacientes exige o trabalho de equipe multidisciplinar.
Fonte: Dr. Dráuzio Varella, Anorexia Nervosa, 2010.
7
2. RAQUITISMO O Raquitismo é uma enfermidade que surge após um processo de mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em desenvolvimento, decorrente da ação incorreta de substâncias minerais no campo ósseo. Esta modificação deixa os ossos das crianças mais frouxos e, portanto, frágeis, o que pode causar lesões e deformações.
Segundo o Guia de Alimentação Saudável (2008, pg.18):
Os minerais cálcio e fosfato dão força e densidade aos ossos. A absorção desses minerais pelos ossos está associada a presença de vitamina D no organismo. A deficiência dessa vitamina pode
...