Deformação elástica
Projeto de pesquisa: Deformação elástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thunderz • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 569 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
1 – Deformação Elástica
Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.
2 – Escoamento
Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação
3- Indentação
A Indentação ou Teste de Indentação Instrumentada (em inglês IIT) também é conhecida como indentação de profundidade de detectação, indentação de registro contínuo, indentação de baixa carga e nanoidentação; foi desenvolvida ao longo da última década com a finalidade de investigar as propriedades mecânicas de pequenos volumes de material.
4 – Fratura Frágil
Neste modo de fratura o material se deforma pouco antes de fraturar. O processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, gerando situações catastróficas e uma deformação plástica muito pequena no material adjacente à fratura. A partir de certo ponto a trinca é dita instável, visto que se propagará mesmo sem aumento da tensão aplicada no material. Uma ruptura completamente frágil, por clivagem, apresenta facetas planas que refletem a luz.
5 – Fadiga
Tendência à ruptura do material em um carregamento inferior ao limite nominal de resistência à tração, após este material ter permanecido sob a ação de ciclos repetidos de tensões. É um processo progressivo e localizado, que ocorre em um ponto ou em vários pontos, e que pode culminar em fendas ou numa fratura completa após um número suficiente de variações de carga (ciclos). A falha por fadiga é do tipo frágil, com pouquíssima deformação plástica. O estudo de fadiga na indústria é muito importante na indústria mecânica, visto que em torno de 90% das rupturas de peças em serviço ocorrem devido a fadiga.
6 - Corrosão
A corrosão metálica é a transformação de um material ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
7 – Desgaste
É provocado pelo movimento relativo entre peças ou componentes em contato. Constitui uma das maiores fontes de redução da vida útil de máquinas e dispositivos industriais. O desgaste é um processo que dá origem a machucaduras e diminuição das superfícies que se movimentam, provocando a formação de resíduos que podem eventualmente produzir efeitos secundários diversos. É um fenômeno superficial em que ocorre
...