Deformação elástica
Projeto de pesquisa: Deformação elástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renee_charrid • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
O somatório dos RA’s é 8 (7+1) e equivale a 2750 lbf segundo a tabela sugerida.
2750 lbf = 12.232 N
Passo 2
As principais falhas que são calculadas e testadas em ensaios para nos projetos de maquinas mecânicos são:
1-Deformação Elástica
Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.
Um exemplo de deformação elástica é a sofrida por uma mola ou elástico quando sujeita a tensões.
2 –Escoamento
Limite de escoamento ou tensão de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke (T = K.x) e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Ou seja, é uma regiao especifica do grafico tensao x deformação.
3- Indentação
O teste de indentação muito utilizado para avaliação da dureza superficial em diferentes tipos de materiais. Devido à sua versatilidade, esta metodologia também é utilizada para avaliar diferentes propriedades mecânicas, principalmente em materiais sinterizados como, por exemplo, o carboneto de tungstênio com cobalto (WC-Co). Este material é usado na fabricação de ferramentas de corte, uma vez que possui altas dureza e resistência à compressão, porém baixa tenacidade à fratura, diminuindo sua vida útil quando submetido a severas condições de desgastes e à fratura. Mede a capacidade de resistência do corpo de provas a uma deformação exercida estabelecendo a relação de dureza do material.
4- Fratura
Consiste na separação do material em 2 ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.
Fratura Frágil
Não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material
5- Fadiga
Ocorre quando peças ou componentes estão submetidos a esforços cíclicos aparecem caracterizada pela formação e propagação lenta de trincas microscópicas causada por fratura frágil em materiais dúcteis que são Responsável por 90% das Falhas em componentes e peças. Por isto é necessárias analise de fadigas nos projetos, para estimar a vida dos elementos submetidos a carregamentos cíclicos.
O método mais confiável é através de testes realizados na própria estrutura. como demandam tempo e dinheiro, utiliza-se corpo de provas com o material usado.
Exemplos de protótipos:
Os ensaios com material poder ser com limite definido ou com limite indefinido.
Os esforços durante os ensaios são alternados para levar à fadiga podem ser:
O ensaio mais usual, realizado em corpos de prova extraídos de barras ou perfis metálicos, é o de flexão rotativa.
Este ensaio consiste em submeter um corpo de prova a solicitações de flexão, enquanto o mesmo é girado em torno de um eixo, por um sistema motriz com conta-giros, numa rotação determinada e constante.
Resultados do ensaio de fadiga curva s-n ou curva wohler.
A resistência à fadiga pode ser melhorada sempre que possível, deve-se evitar a concentração de tensões.
Por exemplo,
...