Desafio Código de Ética
Por: Jakelline Porto • 13/5/2016 • Relatório de pesquisa • 4.011 Palavras (17 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Centro de Educação a Distância – Uniderp
Unidade de Porto Seguro
Curso: Serviço Social
Disciplina: Pesquisa em Serviço Social
Professora a distância: Edilene Xavier Rocha Garcia
Nome RA
Jaqueline Ferreira Lima 420281
Junia Magalhães Ferreira 415019
Marta Lapa de Andrade 411731
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................3
2- OBJETIVOS.............................................................................4
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- CONCEPÇÕES TEÓRICAS.....................................................8
5- METODOLOGIA.......................................................................9
6- CRONOGRAMA.......................................................................12
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................13
8 - BBLIOGRAFIA........................................................................14
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva explanar sobre a importância da pesquisa na atuação profissional do Assistente Social, desvelando a necessidade do mesmo buscar uma constante atualização, numa construção contínua de conhecimento.
Considerando a complexidade e o dinamismo das relações sociais, torna-se imprescindível que os profissionais mantenham um posicionamento investigativo, crítico, construído e fundamentado em bases teóricas, associando informação e prática, para desta forma obter respostas profissionais eficientes.
Destaca-se também neste trabalho a relevância das produções científicas que tanto tem contribuído para o aprimoramento do Serviço Social. Embora considerada uma profissão relativamente “nova”, deve-se salientar que houve avanço significativo no que se refere à pesquisa como instrumento fundamental para a atuação profissional, ainda que haja muitos obstáculos a serem superados
Vale ressaltar que a utilização da pesquisa contribuirá para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, e o mais importante, capacitará para a formulação de políticas públicas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes facilitando assim o acesso aos meios e aos caminhos para o enfrentamento da questão social.
Por fim, o projeto de pesquisa aqui desenvolvido objetiva analisar as condições de sobrevida da população em situação de rua no Brasil. Análise esta que abrange inúmeros aspectos deste tema, como as questões de segurança pública, gestão dos governos nas três esferas, o assistencialismo que impera na realidade destas pessoas, a vulnerabilidade social a qual estão impostos entre outros aspectos em que estes indivíduos estão submetidos numa perspectiva capitalista do atual sistema.
2- OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo geral desta pesquisa é aprofundar o conhecimento acerca da população de rua, sobre a relação estabelecida com o espaço o qual eles ocupam, o motivo que os levam a abandonar os seus lares e viver em condições precárias, excluídos da sociedade, vivendo as piores formas de miséria e enfraquecimento do vínculo familiar, num permanente estado de vulnerabilidade social, política e econômica.
Pretende-se com esta pesquisa contextualizar os desafios e riscos que encontram as pessoas em situação de rua, presenciando diariamente a exclusão social e a violação de seus direitos como cidadãos, mas sobretudo enfatizar as intervenções do Serviço Social, na perspectiva de ações que venham garantir e efetivar os direitos sociais desta população, favorecendo a sua emancipação e autonomia, apontando caminhos para a inclusão social destes.
Objetivos específicos
- Compreender a realidade na qual está inserida a população em situação de rua;
- Mapear a região de maior concentração e movimentação dessa população;
- Estabelecer conexões entre suas rotinas e as políticas públicas a elas direcionadas
- Conhecer o perfil desta população.
- Discutir a contribuição do Serviço Social na perspectiva de efetivação dos direitos sociais da população de rua.
3- JUSTIFICATIVA
RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL.
De acordo com as pesquisas bibliográficas realizadas, metodologia científica é o conjunto de conhecimentos e técnicas utilizados pela ciência para formular, explicar e até mesmo encontrar possíveis soluções para e resolver questões objetivas de forma sistemática.
O método científico ele envolve a observação de um fato, acerca deste fato algumas perguntas serão elaboradas, embasados numa teoria que precisa ser explicada para se formular uma hipótese, que consiste em possíveis respostas para estas perguntas.
Para o Serviço Social, a pesquisa enquanto dimensão formativa possui grande importância para o desenvolvimento de um profissional, pois prepara-o de forma qualificada a atender as necessidades postas no seu cotidiano.
Para uma melhor compreensão da história da Pesquisa no Serviço Social, desde o seu surgimento até a atual conjuntura, faz-se necessário uma breve retrospectiva sobre a sua evolução, quais as bases doutrinárias adotadas pela profissão durante o seu processo de implantação.
...