Desafio da Universalização
Por: loma.sillma • 5/6/2023 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
Disciplina: Genética Básica.
Desafio para a universalização da Genética Clínica
No de decorrer dos anos, a genética humana teve um avanço gratificante em todo o mundo, avanço esse que abriu portas para a aplicação da genética na área da saúde, permitindo o conhecimento de doenças, suas causas, técnicas diversificadas de diagnostico e ate mesmo novos métodos de terapia. Esse avanço afetou todas as pessoas, e também profissões, como por exemplo, o psicólogo, que procura ajudar e acompanhar sua historia em prol da melhoria na saúde. As terapias utilizadas para tratamento são vistas como um passo significante na mudança de comportamento e melhoria de vida e apesar de não oferecerem resultados concretos na maioria das vezes, são procurados por uma grande demanda, pois os resultados são favoráveis aos que utilizam dessa técnica terapêutica.
É de extrema importância que toda a população tome consciência do quanto os serviços de genética são necessários nos dia de hoje, pois é através do aconselhamento genético que as pessoas passam a se conhecer, que recebem ajuda, que se preparam para encarar a enfermidade, e mais do que isso, através desse aconselhamento é possível investigar o histórico familiar e constatar as probabilidades de determinadas doenças hereditárias. Apesar de não existirem profissionais especializados para o aconselhamento genético, existem doutores em genética humana capacitados para tal como também médicos, biólogos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, grande maioria em clínicas particulares.
O artigo comenta que o aconselhamento genético reduz o número de exames muitas vezes até de tratamentos desnecessários, pois da diagnósticos mais precisos e são encontrados também atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde), porém só quem vive a realidade sabe que não é exatamente assim. Como vemos em noticiários a quantidade de pessoas na espera para atendimento é grande e na maioria das vezes não consegue nem ser consultadas, sendo “obrigadas” a procurar em âmbito privado.
...