Desfio Profissional
Por: Clayton Casalle • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.147 Palavras (17 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA [pic 1]
Curso de Serviço Social
3º Semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II; A Organização Social no Brasil; Antropologia Aplicada ao Serviço Social; Direito e Legislação; Psicologia e Serviço Social I;
DESAFIO PROFISSIONAL
Proposta: A crise econômica no Brasil e o crescimento do preconceito
André Luís da Silva Souza RA 3059150168
Andréia Aparecida de Mendonça Freua Vieira RA 3074236998
Clayton Daniel Barbosa RA 3079258974
Guaraciaba Bento Avelar de Arruda RA 3086275941
Raphael Dionizio Marques RA 3114368121
Tutora: Jôsi Greffe
Pindamonhangaba/SP
JUNHO – 2017
André Luís da Silva Souza
Andréia Aparecida de Mendonça Freua Vieira
Clayton Daniel Barbosa
Guaraciaba Bento Avelar de Arruda
Raphael Dionizio Marques
[pic 2]
Proposta: A crise econômica no Brasil e o crescimento do preconceito
Projeto de desafio profissional, do Curso de SERVIÇO SOCIAL apresentado ao Centro Universitário ANHANGUERA, sob a orientação da Tutora Online Jôsi Greffe para a obtenção de nota nas matérias obtidas no semestre.
Pindamonhangaba/SP
JUNHO – 2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 04
2.1. O preconceito social no Brasil 04
2.2. O impacto do Neoliberalismo no direito do trabalho 06
2.3. O movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil............................08
3. Objetivo .11
3.1. Objetivos Específicos .........................................................................................11
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12
REFERÊNCIAS .13
- Introdução
Neste trabalho iremos refletir sobre os discursos intolerantes, de ódio,
reducionistas e preconceituosos no cenário brasileiro contemporâneo e de que forma si têm percebido essas manifestações no país. Realizamos um levantamento sobre as legislações que estão em discussão no país, os retrocessos e perdas de direitos da classe trabalhadora e o fortalecimento dos aspectos e ideologias neoliberais no cenário político, econômico e social no Brasil nos últimos anos.
Estudaremos sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil e o rompimento do conservadorismo, e a partir desse rompimento das práticas conservadoras para uma atuação crítica.
O perfil que o assistente social possui nos dias de hoje pode ser definido como uma soma de muitas experiências adquiridas por outros profissionais de diversas áreas. Hoje, o profissional de Serviço Social trata dos mais variados assuntos que ocorrem no dia-a-dia, uma vez que “responde” as mais diferentes demandas de assuntos que são solicitadas à sua atividade.
Com o passar dos anos, o profissional desta área teve que se reinventar, uma vez que não podia trabalhar “apenas” com os conceitos que aprendia em sala de aula, pois as mudanças na sociedade, no mundo e nas doutrinas fizeram com que seu processo de profissionalização fosse totalmente alterado. A modernidade traz muitos grandes desafios ao assistente social, que se depara com uma sociedade que luta por emprego, alimentação, saúde, direitos iguais, fim da exclusão social e sobrevivência.
É necessário, portanto, que o profissional desta área esteja constantemente inteirado e preocupado com a necessidade de trazer à população respostas condizentes aos problemas que estão enfrentando. Acompanhar o movimento do mundo e da sociedade faz com que a visualização de novos espaços, com possibilidades de intervenção a favor desta parcela da população que se encontra nas situações descritas acima, traga uma realidade social cada vez mais concreta.
Foi apresentado o projeto com a proposta de mostrar de que forma o profissional deve se posicionar e atuar frente a esse cenário.
Para elaboração deste trabalho foram utilizados textos disponibilizados em livros, artigos e sites.
2. Desenvolvimento
O Serviço Social, com o passar dos anos, teve que se reinventar e se adaptar às novas “realidades” do mundo e a cada momento histórico vivido pela sociedade. Neste Desafio Profissional, buscamos mostrar um pouco das conquistas obtidas, principalmente nos assuntos que se referem a ética, lutas e persistências – que fizeram com que fosse possível a ocupação de novos espaços pela sociedade, bem como a convivência com uma cultura que está em constante evolução e adaptação.
2.1 O preconceito social no Brasil
Discriminar significa fazer distinção, existem vários tipos de discriminação, o mais comum relaciona-se com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, orientação sexual, condição social, religião, deficiência que podem levar à exclusão social. Preconceito é um pré-conceito, uma opinião que se emite antecipadamente, sem contar com informação suficiente para poder emitir um verdadeiro julgamento, fundamentado e raciocinado. São opiniões individuais. Em geral, nascem da repetição irrefletida de pré-julgamentos que já ouvimos antes mais de uma vez e que nos faz criar um estereótipo. O preconceito pode levar à discriminação, à marginalização e à violência, e pode ser motivado pelo medo.
...